Escola Técnica Estadual República realiza aula inaugural para novos alunos

 

A segunda-feira, dia 10 de fevereiro, foi marcada pelo início do ano letivo na Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec). Entre os questionamentos mais frequentes, “Quais são as suas expectativas para este ano?” foi a mais repetida entre os alunos da Escola Técnica Estadual República, na Zona Norte do Rio. Com o auditório lotado por responsáveis e alunos, foram expostos os setores da escola, a função de cada coordenação dos cursos, o sistema de avaliação, as regras do Regimento Escolar, o setor de estágio, além do uso do uniforme e a importância do envolvimento dos pais no decorrer no ano.                                                         

A nova aluna de Enfermagem, Kathlen Caiaff Duarte, de 14 anos, compareceu no encontro destinado aos alunos do 1º ano de todos os cursos da instituição, na companhia da sua mãe, Kely. “Desde sempre eu quis fazer Enfermagem. Estou nervosa para o início do curso. Vou me dedicar bastante para continuar os estudos na área da saúde e pretendo ingressar na faculdade da Medicina”, destacou a estudante. A sua mãe ficou emocionada pelo evento e explicou que seus quatro filhos estudaram na Rede Faetec desde o Ensino Fundamental. “A Faetec já é uma família para mim. A gente sabe da importância que tem uma educação de qualidade, principalmente pública”, afirmou Kely Caiaff.

 

A unidade escolar oferece os cursos de Ensino Médio com Técnico Integrado de Eletrônica, Enfermagem, Informática, Mecânica, Programação de Jogos Digitais, Redes de Computadores e Telecomunicações, onde o aluno estuda as disciplinas de Formação Geral e do curso técnico. A diretora geral, Cláudia Marques, explicou que é uma mudança drástica para os novos alunos acostumados com o Ensino Fundamental. “É uma escola que tem um diferencial que é a formação técnica. Os alunos terão mais de 20 disciplinas. Com o horário integral, é fundamental que o aluno crie um hábito de estudo dentro e fora da sala de aula”, ressaltou Cláudia Marques. 

Durante o evento também foram divulgados os projetos Multiplicadores, Vida e o Grêmio Escolar, existentes na Escola Técnica, com o objetivo de integrar os novos alunos na participação da vida acadêmica e social.

Conheça os projetos:

O inspetor Jessé Félix da Silva criou na escola o projeto “Multiplicadores”, onde os alunos mais dedicados ensinam os colegas com dificuldades em disciplinas na área de formação geral e técnica. Desde o início do ano passado, cerca de 30 alunos dos primeiros anos de vários cursos da unidade estão envolvidos no projeto. Os alunos ganharam o prêmio Paulo Freire da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) no ano passado. “Nós estamos aqui para ajudar vocês. Para aprender só depende do interesse do aluno. E vocês vão vencer o primeiro ano e atingir a meta do saber”, destacou Félix.

No projeto “Vidas”, que existe há 27 anos, os alunos promovem momentos de paz através de encontros diários de segunda a sexta, sempre das 12h30 às 13h, na Capela ou no Bosque da unidade. O outro projeto com possibilidade de atuação dos novos alunos é o Grêmio Escolar, com ideias de projetos, além da promoção de atividades dentro da escola. Um exemplo são as inscrições para líder de torcida de ambos os sexos que serão abertas no dia 2 de março.

Fotos: Felipe Corrêa