Faetec Santa Cruz realiza a distribuição de tablets, doados pelo Instituto da Criança, para 120 alunos

 

O uso de tecnologias como ferramentas de aprendizagem já é um caminho sem volta para as instituições de ensino em todo o país. O distanciamento social, provocado pela pandemia da Covid-19, só reforçou a necessidade da utilização de dispositivos móveis no dia a dia dos estudantes. Mas para um grupo de alunos da Escola Técnica Estadual Santa Cruz, unidade pertencente à Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), a falta de recurso não será mais um problema na hora de estudar. Foram distribuídos 120 tablets aos estudantes que permitirão a interação e o acompanhamento das atividades pedagógicas.

Os dispositivos foram doados pela empresa Gypsum - Etex Brasil, em parceria com o Instituto da Criança. Foram beneficiados alunos cadastrados como hipossuficientes e também destinados à "Escola de Projeto" – programa voltado à pesquisa e prática científica. Para o presidente da Faetec, João Carrilho, os aparelhos vão motivar os alunos na realização das tarefas para que não haja uma descontinuidade dos estudos.

“A chegada desses equipamentos vem em um momento muito importante de fortalecimento do uso de tecnologia em nossa Rede. Eles permitirão maior engajamento dos alunos, reforçando o esforço desta gestão em implementar os serviços educacionais digitais e potencializando o aprendizado por meios remotos”, salienta Carrilho.

Os primeiros estudantes a receberem os tablets contam sobre a importância do dispositivo em aproximá-los do mundo digital, permitindo que eles tenham acesso às aulas virtuais e participem das atividades pedagógicas oferecidas de forma on-line. O aluno Giovanni Mesquita garante mais dedicação com o aparelho:

“O meu pai precisa do computador para trabalhar. E, por conta disso, ou eu precisava sempre acordar mais cedo para utilizar a máquina antes dele ou ficava dependente exclusivamente do celular. Com o tablet, eu vou poder usar os dois ao mesmo tempo: eu leio o material em um aparelho e já realizo as tarefas no outro. Isso vai agilizar muito meus estudos. Vou poder estudar com os colegas tanto pela manhã quanto pela tarde”, conta Giovanni Mesquita.

 

 

A estudante do 2º de Química, Ana Carla da Rocha, também vê vantagens com a chegada do aparelho. “Os estudos na Faetec, normalmente, são mais puxados. Com o tablet, eu vou conseguir ver as videoaulas de forma mais expandida, e ainda poder aproveitar o meet. Vou usar o aparelho como um caderno. Sinto que vou me sentir bem mais conectada”, anima-se a aluna Ana.

A diretora da Faetec Santa Cruz, Ana Luiza Moreira, explica a importância dos equipamentos. “Eles vão auxiliar muito em todo trabalho pedagógico que ainda tem que se realizar, além amenizar as dificuldades enfrentadas pelos estudantes na hora de estudar remotamente”, salientou a gestora.