Estudantes da FAETEC criam projetos que mostram caminhos para a solução de problemas com modelos sustentáveis

Criatividade em Tempos de Crise: Estudantes da FAETEC criam projetos que mostram caminhos para a solução de problemas com modelos sustentáveis

 

A Escola Técnica Estadual FAETEC João Luiz do Nascimento realiza no próximo dia 3, a partir das 9h, o XXI Mostra Profissional dos cursos Técnicos de Administração, Edificações, Eletrônica e Eletrotécnica.

Os estudantes, da unidade localizada no Município de Nova Iguaçu, desenvolveram ao logo do ano projetos de inovação com foco no tema: Criatividade em Tempos de Crise, que trata da busca de soluções práticas e de baixo custo que possam transformar a vida das pessoas da região, expandindo para outras demais.

 

Foto: Bruno Barreto / FAETEC

Estudantes da FAETEC João Luiz do Nascimento desenvolvendo

o projeto Irrigação Sustentável  

 

Entre os projetos a serem apresentados: Bandeira Verde, faz a automatização da energia elétrica sem desperdício, Aquecimento D’água, utiliza placas de PVC para esquentar a água e gerar economia. EcoMóveis, por exemplo, foi elaborado para propor de forma artesanal melhorias para o espaço físico, e Irrigação Sustentável, que além de controlar o fornecimento de água captada da chuva, ainda permite monitorar a temperatura ambiental em florestas evitando queimadas, um dos destaques do evento.

De acordo com o presidente da FAETEC, Wagner Victer, todo o trabalho pedagógico voltado para a sustentabilidade representa a preocupação com as necessidades atuais da sociedade.

– Nossos jovens são atentos à realidade que os cerca e essa iniciativa da instituição em estimular soluções criativas para possíveis problemas atuais e futuros gera uma consciência de valores e integração social que eles poderão levar de legado para o resto da vida – diz o presidente.

O aluno Gabriel Antônio de Carvalho, do segundo ano do curso de Edificações, é um dos integrantes da equipe que desenvolveu o projeto das placas aquecedoras de água. Para ele, o mais importante é desenvolver ferramentas que sejam práticas e de fácil utilização.

– Quando eu terminar o curso técnico pretendo continuar minha formação e trabalhar com Engenharia Civil. Antes de criarmos o projeto pensamos na conta de energia elétrica que é muito cara. O banho quente, por exemplo, pode gerar mais economia se for utilizado sem a eletricidade, e as nossas placas são feitas de cano de PVC pintadas de preto – diz Gabriel.

A FAETEC João Luiz do Nascimento fica localizada à rua Luiz de Lima, nº 272, no centro de Nova Iguaçu, ao lado da Vila Olímpica. A unidade ficará disponível para visitação dos trabalhos das 9h30 às 19h.

 

Veja mais: Protótipo feito por estudantes permite molhar plantações e evitar incêndios