FAETEC Ferreira Viana comemora 127 anos de história

Um local que, em 1888, abrigou crianças vindas da escravidão, abandonadas, que vagavam pelas ruas do Rio de Janeiro e que, posteriormente, forneceu ensino primário e práticas profissionais a elas. É assim que começou a história da escola que, hoje, é conhecida por FAETEC Ferreira Viana, localizada no bairro Maracanã, e que completa 127 anos de história em 2015.

Foto: Acervo do Centro de Memória da FAETEC Ferreira Viana

Antiga fachada da escola

Para recordar a história e manter o legado de ensino e comprometimento social, uma cerimônia de aniversário será realizada, nesta sexta-feira, dia 2, a partir de 9 horas, na própria unidade. A programação contará com palestra sobre o passado da escola; apresentação de trabalhos e iniciativas desenvolvidas no Centro de Memória e do projeto “Cultura Escolar e Ensino Técnico: a história da Escola Técnica Estadual Ferreira Viana (FAETEC) pelo olhar de seus integrantes”; além de exposição do acervo da unidade e homenagens aos professores e outros funcionários da unidade.

História da FAETEC Ferreira Viana

A FAETEC Ferreira Viana foi inaugurada em 1888, com o nome de Casa de São José, por meio dos esforços do então conselheiro do Império, Antônio Ferreira Viana. Ele foi o responsável por organizar uma comissão de caridade que arrecadou fundos, por meio de doações em dinheiro, objetos - como roupas, acessórios de cama, alimentos, remédios, móveis, utensílios domésticos e material escolar - e de um imóvel para prestar socorro à infância desvalida. Além disso, professores, médicos, dentistas e engenheiros, dentre outros profissionais, ofereceram voluntariamente seus serviços.

Criava-se, assim, um abrigo destinado a educar meninos órfãos ou abandonados, de 6 a 12 anos de idade, oferecendo ensino primário elementar, além de oficinas de trabalhos manuais. Desde o início, os fundadores demonstraram a preocupação em aliar a assistência social à necessidade de se garantir a ordem na cidade que então se expandia. A primeira sede foi no Rio Comprido, que, em 1896, passou para o atual endereço, no Maracanã, sempre mantendo a vocação de formar cidadãos para o mundo do trabalho, inicialmente por meio de oficinas e, depois, com cursos ligados ao setor industrial.

Foto: Felipe Corrêa / FAETEC

Fachada atual da FAETEC Ferreira Viana

Em 1916, passou a chamar-se Instituto Ferreira Viana e, em 1933, recebeu o nome de Escola Pré-Vocacional Ferreira Viana. Por meio do incentivo de inúmeras indústrias de bens de consumo, em 1942, foi denominada Escola Artesanal Ferreira Viana. Em 1954, já funcionando em regime de semi-internato, virou Escola Industrial Ferreira Viana. Em 1966, recebeu a denominação de Colégio Ferreira Viana. Mais adiante, em 1988, tornou-se Escola Técnica Estadual Ferreira Viana, destinada a Ensino Técnico Industrial de Nível médio. Em 1996, foi incorporada à FAETEC.

Cronologia

1888 - Crianças vindas da escravidão vagavam pelas ruas do Rio de Janeiro. Com o intuito de abrigar esses meninos abandonados, o conselheiro Ferreira Viana fundou a Casa de São José, proporcionando-lhes ensino primário e práticas profissionais.

1890 - A Casa de São José torna-se escola pública.

1912 - A Casa de São José torna-se estabelecimento de Ensino Profissional para meninos de 6 a 12 anos oferecendo além do primário, cursos de mecânica e trabalhos manuais em papel, cartão e madeira.

1916 - A Casa de São José passa a denominar-se Instituto Ferreira Viana.

1933 - O Instituto Ferreira Viana recebe o nome de Escola Pré-Vocacional Ferreira Viana.

1940 – Transforma-se em Internato de Educação Técnico Profissionalizante Ferreira Viana.

1942 - Com o incentivo de numerosas indústrias de bens de Consumo, a Escola Pré-Vocacional passa a denominar-se Escola Artesanal Ferreira Viana.

1947 - Transforma-se em Escola de Ensino Secundário Ginasial Técnico Ferreira Viana.

1948 - É introduzido o curso ginasial secundário, mantendo as aulas de oficina.

1954 - O estabelecimento em regime de semi-internato passa a denominar-se Escola Industrial Ferreira Viana com cursos de Pintura, Fundição, Serralheria, Mecânica e Instalações Elétricas.

1966 - A Escola lndustrial recebe a denominação de Colégio Estadual Ferreira Viana.

1972 - Passa a se chamar Centro lnterescolar Ferreira Viana, funcionando em parceria com outras públicas e particulares. As séries remanescentes do ginásio são extintas gradativamente.

1976 - São extintos os cursos interescolares e a escola volta a ser Colégio Estadual Ferreira Viana.

1988 - O colégio transforma-se em Escola Técnica Estadual Ferreira Viana, destinada a ministrar o Ensino Técnico Industrial, nível de 2° grau.

1996 - A escola é desvinculada da Secretaria de Estado de Educação e integrada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, vinculada à FAETEC.

2015 - Aniversário de 127 anos da Escola Técnica Ferreira Viana