De olho no Enem, Iserj cria “intensivão” para os alunos do 3º ano

Alunos do Iserj participam de projeto “Pré-Enem”

Olhos compenetrados, ouvidos atentos às explicações sobre o efeito estufa e seus causadores. Alguém levanta a mão e pergunta: a culpa é do aquecimento global? E, pacientemente, o professor Cezar Menezes, de Geografia, responde que sim.  Participativa, assim são as aulas dos 180 estudantes do Instituto de Educação do Estado do Rio de Janeiro (Iserj), unidade pertencente à Rede Faetec, localizada na Praça da Bandeira, Zona Norte. As atividades fazem parte de um programa de reforço escolar visando à preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que teve início no último dia 16/11 e vai durar duas semanas, sempre, das 07h às 12h.

O projeto intitulado “Pré-Enem” foi uma iniciativa dos alunos que, devido à pandemia, sentiram-se em desvantagem contra estudantes de outras escolas. Os membros do Grêmio Escolar sugeriram à direção do Instituto que realizasse um “intensivão” nas semanas que precedem o exame nacional. Daí foi criado uma concentração de forças envolvendo direção, professores e alunos.

Noah Nogueira se prepara para o Enem

O estudante Noah Nogueira, 19 anos, explica que um dos principais motivos de sugerirem esse reforço escolar foi a constatação de que muitos alunos estavam  com grande déficit escolar.

“O legal de tudo é que, quando sugerimos, os professores prontamente articularam os aulões que abarcasse todos os alunos do 3º ano. Com esta preparação, vem sendo preenchido esse vazio educacional causado pela pandemia. É muito bom fazer um preparatório dentro da própria escola. A Faetec poderia usar esse exemplo e espalhá-lo por toda a Rede”, sugere Noah, que pretende fazer pedagogia.

Para Lyvia Martins, 18 anos, moradora do Riachuelo, mesmo sendo difícil conciliar tantas atividades estudantis durante o dia, esse programa é muito bem-vindo e motivo de orgulho.

“É complicado fazer o Ensino Médio, mais o Técnico e agora o Pré-Enem. No entanto, iniciativa assim é motivo de muita alegria e orgulho pelo Iserj, porque muitos alunos estavam com dificuldade e essas aulas servem para preencher algumas lacunas. Vai dar mais confiança para realizar as provas”, vibra Lyvia, que estuda no Instituto desde a pré-escola e sonha ser professora.

O “intensivão” acontece nas semanas que precedessem o exame

Diretora do Instituto há 14 anos, a bióloga Sandra Santos, exalta a união de diversos setores para o sucesso do projeto.

“Inaugurar as atividades diárias e presenciais com esse Pré-Enem foi uma conquista de todos os departamentos que compõem o ISERJ, e seus colaboradores. Esperamos que, com os aulões de português e ciências humanas, nossos alunos estejam bem preparados para mais esse desafio”, afirmou a diretora, que reconhece o grande valor que tem o Enem como oportunidade na vida dos estudantes.

 

Fotos: Felipe Corrêa