Professora da Faetec ganha prêmio pelo seu trabalho em favor da população negra

As questões raciais nunca estiveram tão presentes em nosso país. Seja através de manifestações, colóquio ou a política de cotas em escolas e universidades. Uma das grandes responsáveis por minorar a discriminação racial e trazer à tona esse importante debate é Janete Santos Ribeiro, professora de História da Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch (ETEAB), em São Cristóvão, Zona Norte do Rio, vinculada à Rede Faetec. Este ano, ela foi indicada para receber o prestigioso Prêmio “Dandara 2022”, oferecido pela ONG ASPLANDE, às pessoas que se destacaram ao longo do ano anterior com seu trabalho. A premiação vai acontecer no dia 15/03. A cerimônia será online das 15h às 17h.

Janete é Mestre em Educação e membra do Núcleo de Estudo Afro Brasileiro (NEAB Sankofa), grupo formado na própria escola. Ela também é Intelectual da Tríade Academia e Escola Básica há mais de 30 anos.

O Prêmio vai para uma professora comprometida com a escola, alunos e a comunidade; que em 2020 aceitou orientar três alunas negras para a Olimpíada Nacional da História do Brasil (ONHB), organizada pela Universidade de Campinas (Unicamp), em São Paulo. E, sob sua orientação, elas conseguiram chegar à semifinal disputando com escolas de todo o Brasil.

Mas havia uma pedra no caminho: a pandemia. Como prepará-las sem sequer pudessem se encontrar? O jeito, segundo Janete, foi encontrar um tema novo e forte. Do debate entre as estudantes, surgiu o nome da historiadora, professora, poeta, roteirista, ativista e intelectual negra Beatriz Nascimento (1942-1995). Assim foi criado o grupo Atlântica, que representou com muita honra o nome da ETEAB e da Faetec na ONHB.

“Trabalho com as questões raciais há mais de 30 anos. Durante a pandemia, três meninas negras me procuraram porque precisavam de uma orientadora para prepará-las para disputar as Olimpíadas de História. Evidentemente, estou muito feliz, mas esse prêmio vai além de uma homenagem pessoal, ele é um reconhecimento de uma causa, a causa da população negra”, afirma Janete.

Para a docente, a melhor forma de educação é aquela que inclui todos os atores mostrando a importância que tem cada um dos alunos.

“Trabalho pela educação inclusiva, onde os alunos sejam protagonistas de suas próprias formações; que leva o reconhecimento de suas capacidades através do estudo e que exige muita articulação”, conclui a professora, que desde 2001 leciona na Rede.

Aluna que já fez parte do grupo de estudo fundado pela professora, Maria Clara Aguiar, 19 anos, moradora da Vila da Penha, garante que o grande mérito de Janete é conseguir articular e motivar os alunos para conviver com as dificuldades e limitações que a vida impõe.

“Ela consegue juntar pessoas diferentes, motivando e afirmando que nós podemos. Seus ensinamentos vão além de preparar grupos para competições, não se resume apenas em olimpíadas. Nosso grupo era formado por pessoas de diversas escolas. Ela enriquece com seu saber todos que se comprometem a aprender. Esse prêmio é mais do que justo”, disse a ex-aluna.

Outra que faz coro à genialidade de Janete é a aluna da ETEAB Giovana Carvalho Martins, 16, moradora de Niterói, que também afirma que um dos grandes méritos é o empenho em integrar pessoas tão diferentes.

“Não se trata de uma professora comum. Ela nos dizia que é sempre importante ir além do que é posto pela sociedade. Buscar o conhecimento que está no outro, para entender o mundo. Foi assim, com esse suporte, que chegamos à semifinal ano passado na ONHB. Ela é muito merecedora”, vibra Giovana.

Para Janete, esse prêmio incorre na autoestima não apenas da ETEAB, mas também de todos os alunos que ainda não acreditam que podem ir muito além do que hoje são apresentados a eles.

O prêmio é uma homenagem a Dandara dos Palmares, uma guerreira negra, do período colonial do Brasil, esposa de Zumbi, com quem teve três filhos. Após ser presa, cometeu suicídio se jogando de um abismo para não retornar à condição de escrava. Este ano está em sua 10ª edição.

Parabéns professora Janete, a Rede Faetec se orgulha por mais essa grande conquista.