Pela Ciência, alunos da Faetec aprendem criar e lançar foguetes artesanais em Quintino

O céu não foi o limite para os estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental República, em Quintino, unidade vinculada à Rede Faetec, que recebeu um grupo de estudantes intitulados “Fogueteiros da OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia”, na última semana, colorindo ainda mais o espaço verde do campus localizado na Zona Norte.

O convite para o grupo realizar a oficina partiu da professora Kátia Machinez, grande incentivadora e finalista do Prêmio professor transformador. “A ideia de convidar os fogueteiros até aqui é contínuo ao trabalho de incentivo no ensino da matemática, já que evidentemente o processo não pode parar. A matéria não precisa ser chata”, vibra Katia.

Uma das integrantes do grupo foi ex-aluna da Fatec, Mylena Cristina, a única menina a fazer parte do grupo. Para ela, não há nada mais gratificante do que acompanhar as descobertas dos alunos na prática do que foi aprendido nas salas de aula.

“Para mim é muito gratificante poder ensinar as crianças. Despertar nelas a curiosidade, mostrar que a matemática vai além das tediosas salas de aulas. Sou apaixonada por foguetes e ter essa possibilidade de passar esse amor a eles é algo maravilhoso”, emociona-se Mylena.

A estreia do projeto não poderia ter sido em local mais apropriado que a Faetec. Já que, em 2021, 20 alunos da Rede subiram nada menos do que 26 vezes ao pódio nas competições nacionais de conhecimento, apenas na 14ª Mostra Brasileira de Foguetes, foram 17 medalhas: seis ouros, seis pratas e cinco bronzes. O amor pela ciência e a paixão pelos foguetes faz com que os estudantes alcem voos cada vez mais altos.