Centro de Memória da Faetec prepara Seminário para debater seus 25 anos de criação

Referência como formação profissional tecnológica, a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), órgão vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), vai tornar o olhar para dentro de si e debater temas que abordam seu caminhar nesses últimos 25 anos. Para isso, uma série de ações foi pensada. Uma delas acontece do dia 16/05 até 09/06, com o Seminário “Memória, Educação e Trabalho em Debate”. O evento, online, insere-se na comemoração dos 20 anos de existência do Centro de Memória da Faetec (CEMEF). As inscrições devem ser feitas no endereço eletrônico https://www.even3.com.br/SeminarioCemef2022.

O Seminário contará com oito “lives”, sempre às 18h, e vai reunir especialistas dos mais diversos segmentos, desde a preservação histórica de documentos e objetos; o trabalho de inclusão realizado na Rede; e até as ações afirmativas e o combate ao racismo.

Para Isabella Gaze, coordenadora geral do Centro de Memória da Faetec, o evento pretende, além de reunir especialistas, expandir a discussão através de parcerias nos temas na formação do trabalho.

“A ideia desse primeiro Seminário é estar dialogando com pessoas de dentro e fora da Rede, inclusive convidamos representante da Fundação Paula Souza de São Paulo, que realiza trabalho muito semelhante ao nosso. As questões estão postas e precisamos avançar nesses temas muito presentes no nosso dia a dia”, disse a professora de História, servidora da Rede há 24 anos e que desde 2011 coordena o Centro de Memória da Faetec.

O evento é uma homenagem à professora Nilda Teves, fundadora e primeira presidente da instituição, falecida em janeiro deste ano. O objetivo do evento é refletir a respeito de temáticas relacionadas à memória institucional da Faetec, à importância da preservação do patrimônio histórico das instituições de educação profissional no Brasil e ao desenvolvimento de pesquisas sobre a história da educação profissional e tecnológica.

As mesas serão transmitidas pelo endereço eletrônico https://www.youtube.com/c/CENTRODEMEMÓRIADAFAETEC. Para assistir à atividade desejada, o participante precisará primeiro se inscrever no evento, depois na mesa escolhida. As certificações serão emitidas por atividade assistida, com acesso realizado pela plataforma Even3.