Escola Técnica Estadual de Saúde Herbert José de Souza promove evento em comemoração 83ª Semana Brasileira de Enfermagem

A Escola Técnica Estadual de Saúde Herbert José de Souza, unidade da Faetec localizada em Quintino, comemorou, nesta quinta-feira (19), a 83ª Semana Brasileira de Enfermagem, que é celebrada entre os dias 12 e 20 de maio. A celebração contou com homenagens, palestras e uma mesa redonda. 
 O evento é comemorado anualmente em diversas escolas e instituições relacionadas à enfermagem. A edição deste ano marca o retorno da solenidade após dois anos de pandemia. A programação é baseada na temática central proposta pela Associação Brasileira de Enfermagem, que este ano foi: “A enfermagem no contexto da pandemia pela Covid-19. Que lições aprendemos?” 
A diretora Vanja Helena Guedes da Silva, que é professora de enfermagem da Rede há 11 anos, falou um pouco sobre a emoção de realizar esse evento.
“Um dos objetivos dessa celebração é apresentar aos alunos teses e pesquisas, na intenção de estimular os estudantes a caminharem na profissão e a realizarem suas próprias pesquisas. É uma alegria imensa para os professores e funcionários podermos realizar este evento, mantendo a tradição de comemorar a Semana da Enfermagem”, declarou a professora Vanja.  
Durante a programação, professoras de enfermagem aposentadas pela Rede foram homenageadas e uma muda de aroeira foi plantada em memória do inspetor da unidade, Luiz Santiago. Além disso, houve palestras sobre anatomia de corpos sutis e estratégias para a capacitação de profissionais de saúde. Os presentes puderam ainda desfrutar de um coffee break, oferecido por meio de uma parceria entre a Escola de Saúde e a Escola de Hotelaria, também situada no Complexo de Quintino. 
Aluno do curso Técnico em Enfermagem, Walter da Silva Lopes Junior, esteve presente no evento e falou sobre a relevância dessa celebração.
“Depois do que vivemos nos últimos dois anos, o mundo inteiro percebeu a importância que há em cuidar do outro. É necessário que haja a cada dia o reconhecimento dos profissionais de enfermagem que realizam esse cuidado. Vi o empenho dos professores e do pessoal da administração em organizar esse evento, que enfatiza e valoriza a importância do profissional não só de enfermagem, mas da área de saúde”, afirmou Walter.