ETE Adolpho Bloch promove evento para falar de racismo institucional

Roda de conversa e o VI Fórum ETEAB serão realizados nos dias 26 e 28, para abordar questões relacionadas ao racismo.

Na tarde desta quinta-feira (26), a Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch (ETEAB), unidade da Faetec localizada em São Cristóvão, promove uma roda de conversa com o tema “Racismo Institucional e Relações Interpessoais”. A atividade, que é organizada pelo NEAB SANKOFA (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros), será realizada no auditório da ETEAB, das 13h30 às 15h.

O NEAB é um grupo que existe na unidade desde 2018, criado a partir da necessidade de debater questões raciais do cotidiano, além de ser um lugar de acolhimento para alunos vítimas de racismo. O grupo promove encontros semanais para discutir a temática.

A roda de conversa será mediada pela representante da Diretoria de Desenvolvimento da Educação, Liliam do Carmo. O evento contará ainda com a presença do Núcleo de Pesquisa e Desconstrução de Gêneros (Degenera), que é coordenado pela professora do Instituto de Psicologia da UERJ, Amana Mattos. Além da docente, também estarão presentes as psicólogas Aryane Oliveira e Ana Carolina Siqueira.

A atividade é destinada a professores da Rede Faetec, e a proposta surgiu a partir de um diálogo entre representantes do NEAB e docentes do Conselho Escolar, em que foi verificada a pertinência do tema e assumido o compromisso de abordar a questão. Durante o encontro, será discutido como o racismo se apresenta nas instituições, sejam educacionais, trabalhistas e outras.

Dando continuidade à temática racial, o VI encontro do Fórum ETEAB irá impulsionar, no sábado (28), um debate abordando o racismo, especialmente o institucional, e a necessidade de promover práticas de escuta sensível entre todas as pessoas envolvidas nos processos educativos. O evento, intitulado “Racismo Institucional e a Construção da Escuta”, é aberto ao público e acontece das 10h às 13h, no auditório da unidade, que fica no quinto andar do prédio.