Instrutora da Faetec, em Paraíba do Sul, cria oficina de xadrez para ensinar administração aos alunos

A instrutora do curso profissionalizante em assistente administrativo da Faetec Paraíba do Sul, Larissa David, desenvolveu uma oficina pedagógica onde ensina os alunos a aplicarem técnicas e estratégias de xadrez no mundo corporativo. O projeto de soluções de problemas gerenciais e operacionais com o uso do jogo de tabuleiro foi desenvolvido para abordar em sala de aula questões como postura e comportamento dentro de uma empresa.

 Amante do jogo desde a infância, Larissa percebeu que as estratégias usadas em uma partida de xadrez eram semelhantes às estratégias aplicadas no setor administrativo. A partir deste conhecimento e de muito estudo sobre a relação entre as duas áreas, surgiu a ideia de elaborar um método de ensino que posteriormente seria aplicado em sala de aula.

 O principal objetivo da proposta é ajudar no entendimento do conteúdo de administração e na evolução do aluno como indivíduo. Na metodologia desenvolvida, a instrutora adapta cenários administrativos ao tabuleiro. Larissa David explica que “qualquer tipo de problema ou decisão que se necessite tomar no ambiente empresarial, é possível resolver através da análise do xadrez”.

 Uma analogia é criada, em que todas as peças representam um personagem dentro de uma empresa. No decorrer das aulas, os alunos são incentivados a se aprofundarem cada vez mais, aprendendo táticas que os levam a tomar decisões e solucionar problemas de maior complexidade.

 “Os alunos adoram aprender assim, utilizo esse método que deixa o conteúdo o mais leve possível, então eles aprendem de um jeito divertido. Vejo os benefícios que isso traz aos alunos, tanto na parte cognitiva quanto na parte individual, como motivação, autoconfiança e diversas habilidades. É uma atividade benéfica e que mostra resultados positivos”, declarou Larissa.