Faetec Santa Cruz completa 24 anos com atividades e programação especial

Uma semana repleta de atividades culturais e pedagógicas. Assim foi a comemoração pelos 24 anos da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) no bairro carioca de Santa Cruz. Comemorado oficialmente no último dia 26 de setembro, as festividades duraram toda semana, contando com palestras, workshops e exposições dos trabalhos feitos por alunos, além de atividades esportivas.

A unidade está ligada diretamente à história do bairro imperial, pois funciona no mesmo lugar das antigas instalações do famoso Matadouro de Santa Cruz, tombado como patrimônio histórico e considerado uma das sete maravilhas de Santa Cruz. Em sua época de funcionamento, o matadouro era responsável por fornecer carne para toda cidade do Rio de Janeiro.

Para comemorar a data tão simbólica, a unidade organizou uma programação especial para a semana e contou com palestras de apresentação dos cursos da unidade, apresentação e exposição de projetos feitos por alunos e competições entre eles. No âmbito esportivo, aconteceram torneios de futsal, queimada e xadrez.

No primeiro dia de evento, a gestora da unidade, Eliane Pacheco, fez questão de deixar claro o objetivo da comemoração. “Esse evento é muito importante porque conseguimos envolver nossos alunos e funcionários nos preparativos. Colocamos o aniversário como um foco para o ano, com o intuito principal de unir todos da unidade. Sentimos a necessidade de recuperar as emoções e os propósitos no pós-pandemia”, declarou.

Além de oferecer cursos técnicos na Escola Técnica Estadual Santa Cruz, o complexo é composto pelos Centros de Informática, de idiomas, cultural, de educação física e esportiva, pela Escola de Ensino Industrial, o Centro Vocacional Tecnológico e o Núcleo PCD, que oferecem cursos de qualificação profissional para a comunidade do bairro.

Trabalhando há 25 anos como costureira, Carla Verônica é mãe, chefe de sua família e atualmente marca presença nas aulas da qualificação profissional em Modelista de Roupas. “Me sinto honrada de fazer parte do aniversário. Eu sou mãe-chefe de família e agora tenho muito mais facilidade de trabalhar depois desses cursos. Conhecimento traz facilidade e um desenvolvimento melhor do meu trabalho”, afirma antes de apresentar durante um desfile organizado por seus colegas de turma e encantar a todos com sua voz potente.