Faeterj-Rio promove ciclo de palestras para a 19° Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro (Faeterj-Rio) deu início às atividades da 19° Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). A unidade, que é mantida pela Faetec, promoveu um ciclo de palestras ministradas por alunos e professores. Todas as apresentações foram elaboradas com base no tema central da edição de 2022 da SNCT: “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”.

A abertura do evento contou com a participação do vice-presidente educacional da Faetec, José Wilson, do diretor de Ensino Superior, João Wellington e da diretora da Faeterj-Rio, Rosângela Sena. Para a realização da ação pedagógica, alunos criaram logotipos em comemoração ao Bicentenário da Independência e submeteram suas artes à votação da comunidade. Na ocasião, foi realizada a cerimônia de premiação da arte vencedora.

Durante dois dias, os alunos puderam aprender conceitos e particularidades do metaverso, e-commerce, realidade aumentada, robótica, blockchain, aplicações educacionais e comerciais, entre outros temas. Com um assunto relevante e atual, a palestra ‘Metaverso – contextos e desafios’ foi uma das que mais chamou a atenção dos presentes.

Matheus Jovem Seixas é aluno do 4° período de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e integrante do grupo responsável por apresentar o metaverso. Ele explicou o porquê de abordar o assunto.

“O que a gente queria era falar tudo sobre o metaverso, explicar o contexto, os espaços que existem e os principais desafios que devem ser enfrentados para quebrar paradigmas que as pessoas têm. Existe naturalmente um preconceito com ele (metaverso), porque é muito associado a outros temas que são controversos, como criptomoedas e NFTs, mas queremos transmitir uma visão um pouco diferente e mostrar como ele pode ser usado”, declarou o futuro desenvolvedor de sistemas.

A SNCT existe desde 2004 e é realizada sob coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI. O evento acontece com a colaboração de instituições de ensino, órgãos governamentais e empresas de base tecnológica. O objetivo da SNCT é incentivar inovação, criatividade e atitude científica em jovens e crianças.

A palestra ‘E-commerce e Realidade Aumentada’ foi escolhida pela estudante Gabriela Marques Mendes como a melhor do ciclo.

“Por realizar compras online, me identifico com o tema. É algo próximo a mim. Achei muito interessante que logo no começo introduziram termos do e-commerce e tipos de transação de vendas. Acho que foram colocações muito importantes para se contextualizar com o assunto”, disse a estudante do 2° período de Análises de Desenvolvimento de Sistemas.