Alunos da Faetec apresentam projeto durante a XX Jornada Científica da Faperj

No início do mês, foi realizada no Planetário da Gávea, a XX Jornada Científica Jovens Talentos para a Ciência da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). Professores e alunos que atuam no Centro de Memória (Cemef) da Faetec estiveram presentes no evento, apresentando o trabalho de pesquisa desenvolvido na unidade.

A Jornada Científica Jovens Talentos para a Ciência é um projeto de pré-iniciação científica realizado pela parceria entre a Faperj e a Fundação Cecierj, ambas vinculadas à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). O Programa Jovens Talentos da Faperj existe há 23 anos e é destinado a incentivar, com a oferta de bolsas, estudantes do Ensino Médio de escolas públicas que tenham interesse e potencial para atuar em atividades de pesquisa.

O Centro de Memória da Faetec recebe estudantes bolsistas para a atuação em práticas de pesquisa e preservação, a partir dos acervos sob sua custódia. Atualmente, o setor conta com sete orientandos, todos alunos da Escola Técnica Estadual República (Faetec Quintino). O grupo apresentou o trabalho “A Fundação Nacional do Bem-estar do Menor (FUNABEM) nos Jornais do Rio de Janeiro, na década de 1960”.

O professor orientador do Cemef, Luiz Carlos Sant’anna, explica que o trabalho consiste em um levantamento que busca rastrear todas as notícias publicadas nos periódicos do estado sobre a Escola XV-FUNABEM de Quintino (no corte cronológico indicado). Trata-se de pesquisa de indexação e reflexão, possibilitada pela consulta ao sistema da hemeroteca digital da Biblioteca Nacional”.

Karine Martins, de 18 anos, foi uma das alunas bolsistas que participou do evento. A jovem contou como foi a experiência de defender um trabalho no Planetário e falou ainda sobre a satisfação em atuar como bolsista Faperj na Faetec.

“Esse trabalho foi muito especial, pois sempre gostei de pesquisar e de história, então foi um conjunto de coisas onde tudo me agradou. Produzimos cartazes e folhetos para apresentação no evento, o que foi muito legal. A minha bolsa acaba em março, então vou sentir muitas saudades, espero conseguir um estágio no Cemef no ano que vem”, contou a aluna do curso Técnico em Telecomunicações.