Caroline Alves é a nova presidente da Faetec

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, tem novo presidente. Caroline Alves da Costa foi nomeada, na última sexta-feira (06/01), em publicação do Diário Oficial. Pedagoga formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Caroline também é cirurgiã dentista pela Universidade São José. Antes de assumir a presidência da Faetec, Caroline Alves da Costa foi vice-presidente de Educação a Distância da Fundação Cecierj, entre julho de 2021 a janeiro de 2023, onde atuou também como chefe de gabinete.

Em sua passagem pela Fundação Cecierj, Caroline foi responsável pela articulação do lançamento da primeira especialização em Educação Especial e Inovação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Em sua gestão, a Rede CEJA – Educação de Jovens e Adultos teve importantes conquistas, como a realização, após 20 anos, do “Provão do CEJA” e a publicação de uma portaria, que definiu normas de avaliação do desempenho escolar.

No Pré-Vestibular Cecierj, curso preparatório para a prova do ENEM e acesso às universidades, o material didático foi reformulado com nova metodologia educacional e passou a ser colorido e integrado com plataforma digital de ensino. Foi em sua passagem pela vice-presidência que o curso AprovaRJ foi lançado. A iniciativa tem o objetivo de preparar estudantes que tenham completado (ou cursando o último ano) os ensinos fundamental II e médio para provas de escolas militares, técnicas e institutos federais.

No âmbito do Consórcio Cederj, que reúne instituições públicas de ensino sediadas no estado do Rio, na oferta de cursos de graduação a distância, ela articulou avanços nas áreas acadêmicas e administrativas, como a assinatura de um acordo de cooperação técnica com a Universidade Federal Rural (UFF) para a implementação do Sistema de Gerenciamento de Correção Online das Provas e o desenvolvimento do Sistema Acadêmico 2.0 com a finalidade de integrar os sistemas utilizados pelas áreas acadêmicas e administrativas da Fundação.

Para a Faetec, ela traz a experiência acadêmica, aliada ao conhecimento que tem do poder público. “Agradeço a confiança que o secretário Dr. Serginho, depositou em meu trabalho. O ensino da rede, com seus cursos técnicos, profissionalizantes, entre outras modalidades, é reconhecido por seu grau de excelência. Vamos levar ainda mais qualidade aos nossos alunos e estrutura aos nossos profissionais. Assumo a presidência da Faetec, um desafio em minha trajetória profissional, com disposição e empenho e, junto com os servidores, tenho certeza que vamos avançar muito”, destacou Caroline Alves.

Caroline tem cursos de Formação Continuada em Desenvolvimento Humano e Processos Educacionais e Administração da Educação, além de Gestão de Pessoas, Fundamentos de Gestão, Gerenciamento de Escopo de Projetos/ Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas. Foi administradora e pedagoga das Naves do Conhecimento, projeto da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Foi assessora de projetos das secretarias estaduais de Assistência Social e Direitos Humanos, como o Caminho Melhor Jovem, realizado em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e da Ciência, Tecnologia e Inovação.