Faetec realiza Aula Magna do Ensino Superior no Iserj e debate questões relativas à profissão docente

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) celebrou na noite da última segunda-feira (06), a Aula Magna do Ensino Superior da Rede. Para a celebração, foi organizada uma palestra ministrada pelo Prof. Dr. Marcelo Mocarzel, no auditório 300 do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (Iserj). O evento contou com uma transmissão online no canal de YouTube da Faetec.

Organizada pela Diretoria de Educação Superior (Desup) e contando com o auxílio da Unifaetec, a aula teve como objetivo principal acolher os alunos dos cursos de graduação e promover uma reflexão sobre a profissão escolhida por eles.

Sob o tema “A Profissão Docente no Brasil: história e perspectivas na era Tecnológica”, o professor dialogou sobre os problemas e as possibilidades da profissão docente, sem deixar de fora a história da mesma, principalmente no Rio de Janeiro. Ele ainda debateu sobre o que esperar para o futuro da profissão.

Ao falar sobre os encantamentos que o exercício docente oferece, o palestrante afirmou: "Muitas vezes a gente esquece o que a docência tem de bom. É um trabalho autoral e criativo. Nenhuma aula é igual a outra. A gente vive um processo contínuo de formação sempre se atualizando e aprendendo com nossos alunos. Temos uma finalidade muito nobre e formar alguém é um privilégio".

Além disso, assuntos como a valorização da profissão e o cenário da docência no Brasil, contanto com as consequências dele, foram alguns dos temas abordados. Quais os desafios atuais da profissão e como encará-los também foram tratados como assuntos principais no evento.

O diretor da Educação Superior na Faetec, João Wellington, prestigiou o evento e pôde dar as boas-vindas aos presentes. "É sempre um prazer estar nessa escola centenária. Agradeço a presenta de todos. As paredes do Iserj possuem muita história para contar. Tenham orgulho de estarem aqui", afirmou o gestor.

Estudante do 4° período do curso de Licenciatura em Pedagogia, Bruno Santos do Rosário, falou sobre suas expectativas para a aula. "A proposta é abordar a realidade da sala de aula junto da tecnologia, cuja importância cresce cada vez mais nas salas de aula. Ainda temos muito o que percorrer por conta da acessibilidade de internet. É um grande somatório de conhecimento que precisamos agregar para não focar perdido", declarou.