Comemoração da Faetec pelo Mês Internacional da Mulher é marcada por ação social e apresentações culturais

Um dia marcado por homenagens e celebrações. Assim foi a comemoração pelo Mês Internacional da Mulher na Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec). Ao longo da quinta-feira (09), uma série de ações voltadas para Elas foram organizadas no complexo educacional de Quintino. O evento contou com uma ação social oferecendo serviços destinados aos funcionários, alunos e, principalmente, à comunidade do entorno do campus.

Pela manhã, os variados espaços que ofereceram assistência aos presentes contaram com isenção de documentos, orientação jurídica, serviços de beleza e de saúde e gratuidade para casamento. Além disso, um posto de atendimento do SINE também foi organizado e a faculdade Unicesumar realizou o sorteio de duas bolsas de estudo integrais na modalidade de ensino EaD. Ao todo, 163 atendimentos foram realizados.

Completando dois meses de sua gestão à frente da Rede Faetec, a presidente Caroline Alves, abriu o dia de celebração com muita alegria. Por se tratar do dia dedicado a Elas, a gestora passou a palavra para a mulher responsável pela organização da comemoração, Raquel Barreto.

“Ela é a pessoa que deve ter essa fala. Tem meu respeito e admiração por realizar um trabalho brilhante de juntar as ações que temos na Faetec”, declarou Caroline, trazendo um tom de realização pessoal por se tratar da primeira ação social que promove desde que assumiu o cargo.

“Hoje, em especial, é motivo de muita alegria e comemoração. Estamos fazendo aqui um divisor de águas. A todo momento, vemos nossas ações crescendo. O nosso propósito é alcançar pessoas e que elas saiam daqui satisfeitas e com suas necessidades sanadas. Temos uma programação criada especialmente para o nosso público”, declarou Raquel sobre o evento.

Quem compareceu também pôde assistir uma verdadeira aula sobre autoestima feminina com a palestra “Empodere-se Mulher”, ministrada pela Tenente-coronel da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), Bianca Machado. Ainda pela manhã, uma oficina sobre Defesa Pessoal foi organizada e orientada pelo professor Cassius Marcelo.

Andressa Britto tem 20 anos e realiza o curso de Qualificação Profissional em Interpretação Teatral pela Faetec. Ela esteve na ação social para realizar o serviço de esmaltação de unhas e ressaltou o valor que um evento como esse possui.

“É necessário e importante as mulheres terem esse fundamento, as mulheres são os pilares das famílias. É muito significante, como mulher, ver todas essas pessoas colaborando para melhorar a autoestima de outras mulheres”, declarou a jovem que ainda ganhou o sorteio de um par de ingressos para o show das cantoras Alcione e Maria Rita.

Morador de Cascadura, Marcos Vinícius aproveitou a oportunidade da ação social para tentar um emprego. Ele está desempregado há três anos e realizou sua inscrição no posto de atendimento do Sine, da Secretaria Estadual de Trabalho, sendo encaminhado para realizar uma entrevista de emprego na função de porteiro. “A existência de um evento como esse é ótima. Aqui é uma área muito carente e faltam oportunidades para pessoas que não conseguem pegar a isenção de um documento, por exemplo”.

Na parte da tarde, a programação especial contou com a apresentação do espetáculo teatral “A guerra não tem rosto de mulher”. A peça foi produzida e estrelada por alunos e ex-alunos dos cursos profissionalizantes oferecidos pela Escola de Teatro de Quintino. O dia ainda contou com a exposição “Olhares plurais de paisagens regionais”, feita inteiramente por fotografas negras.  Para encerrar o dia de comemorações, a Banda Sinfônica da Faetec Marechal Hermes realizou uma bela apresentação em homenagem às mulheres.