Presidente Caroline Alves é homenageada em Encontro Empresários por incentivar o empreendedorismo junto à Faetec

A presidente da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), Caroline Alves, foi uma das homenageadas no Encontro Empresários, realizado nesta sexta-feira, 26, no Colégio Brasileiro de Cirurgiões. O evento foi uma realização da empresa Valores e Negócios, em parceria com o grupo G10. Caroline ainda fez parte de um painel de debates acerca do tema liderança empreendedora.

O G10 é um grupo de empresários que viabiliza ações de relacionamento para fomento à economia do estado. Já a Valores e Negócios é uma plataforma de comunicação e marketing mundial. O evento foi mediado pela especialista em liderança e desenvolvimento humano, Elienai Pereira, e contou com a apresentação do presidente do G10, o professor Marcos Oliveira e da presidente da Valores e Negócios, Simone Soares.

Caroline recebeu uma homenagem por estar à frente da Faetec, estimulando o empreendedorismo por meio do estudo e qualificação profissional. Em seu momento de fala, a presidente contou sobre o papel assumido pela Rede, de ajudar no desenvolvimento do estudante dentro e fora da sala de aula.

“O que a gente quer é não apenas formar, mas ver um aluno empregado e ajudar o empreendedor. Hoje essa é a nossa necessidade e é isso o que nós temos trabalhado, sempre olhando para o mercado de trabalho. Pensando nisso, a Faetec tem feito parcerias para estimular os alunos a abrirem o próprio negócio, como o Instituto João Diniz e a AgeRio. Na Faetec, nós temos nos organizado e conversado internamente para estimular cada vez mais o empreendedorismo”, declarou a gestora.

Elienai destacou a relevância em promover o Encontro Empresários, dizendo: “tudo o que a gente precisa é estar cada dia mais investindo no nosso papel de líder. Eu digo que ser líder não é só ser líder nos negócios, a gente precisa ter uma liderança pessoal; na família; na sociedade; e isso tudo vai reverberar e refletir nos negócios. Falar sobre liderança e empreendedorismo é a gente entender todo esse contexto e como podemos levar liderança, capacitar, desenvolver pessoas e provocar todos a serem empreendedores de si mesmos e de negócios”, explicou a mediadora.

Além da presidente da Faetec, também fizeram parte do painel a campeã mundial de vôlei de praia, Maria Elisa; o presidente da Associação Brasileira de Franchising, Beto Filho; a coordenadora de educação e cultura do Sebrae, Amanda Alexandre; o presidente do instituto João Diniz, João Diniz; e a presidente do conselho e diretora da Firjan, Carla Pinheiro.

Os participantes do painel fizeram uma rodada de perguntas entre si. Perguntada sobre as ações de incentivo ao empreendedorismo realizadas pela Faetec, Caroline citou o programa de microcrédito que oferece um investimento de até 21 mil reais para o aluno matriculado na Rede.

“Queremos estimular o mercado, mas entendendo que empreender vai muito além de abrir o próprio negócio, e isso a gente ensina com formação. A nossa estratégia é começar a incluir a disciplina empreendedorismo nas grades de horários de nossos cursos. Outra de nossas ações é que hoje o aluno Faetec pode solicitar um fomento para investir na área que ele quer começar a construir”, concluiu a presidente.