Faetec Manguinhos recebe palestra Mente de Líder 360 do empresário João Diniz

Uma viagem ao mundo do empreendedorismo. Assim pode ser resumida a terceira etapa da Mente de Líder 360, realizada na unidade da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), em Manguinhos, na tarde da última terça-feira (30). O ciclo de palestras conduzido pelo empresário João Diniz vem atraindo inúmeras pessoas e tem como objetivo orientar todos aqueles que desejam se destacar nos negócios.

A coordenadora do polo, Alexandra Cassiano, deu início ao evento falando aos presentes sobre a necessidade de se qualificar para o mercado de trabalho e/ou para atuar como empreendedor.

“Fico muito feliz em receber essa consultoria aqui em Manguinhos. Fui criada aqui, então sei bem quais são as dificuldades de uma pessoa que mora em comunidade e da importância do conhecimento. Tenho certeza de que todos que dedicaram seu tempo a assistir esta palestra e adquirir conhecimento só têm a ganhar. Conhecimento é uma das coisas que ninguém tira da gente, é algo que só agrega em nossas vidas. Para quem já é empreendedor, tenho certeza de que o João pode dar as ferramentas certas para que essa pessoa consiga potencializar seus resultados”, pontuou a coordenadora.

Logo no começo do encontro, o público foi instigado a refletir sobre o que é empreendedorismo. Para Diniz, empreender vai muito além de ter um comércio, mas está também relacionado ao posicionamento do indivíduo em relação à vida, família e profissão. Assim como Alexandra, o empresário acredita que se dedicar aos estudos é fundamental para crescer profissionalmente.

“Podem ter certeza de que vocês já estão saindo na frente, estão dedicando a vocês mesmos a coisa mais preciosa que uma pessoa tem na vida, que é o tempo. Isso que vocês estão fazendo já é um movimento de vencedor, de estar aprendendo, se capacitando e buscando ser uma pessoa melhor”, declarou o empresário.

O Instituto João Diniz foi criado durante a pandemia com o intuito de ajudar o empreendedor iniciante a se consolidar no mercado. Por meio dele, são realizados eventos, palestras e ministrados cursos de capacitação profissional. A Mente de Líder 360 é uma consultoria promovida pelo Instituto focada em gestão e liderança.

Faetec Manguinhos foi uma das primeiras unidades a receber o evento por ser um polo que incentiva o empreendedorismo e o desenvolvimento profissional, oferecendo cursos de qualificação como auxiliar administrativo, manicure e cabeleireiro. Muitos de seus alunos conseguem abrir o próprio negócio antes mesmo de concluir as aulas.

Aos 60 anos, a Terezinha Cristina do Nascimento, que é moradora de Manguinhos, está fazendo o primeiro curso na Faetec, de barbeiro. Ela ainda não tem o próprio negócio, mas realiza trabalhos voluntários cortando cabelos de idosos. Depois de participar da consultoria sobre empreendedorismo, se sentiu motivada a empreender.

“Foi uma aula maravilhosa. Peguei muitas dicas que vou usar para mim, principalmente a dica de pensar e agir ao invés de só colocar as coisas no papel. Quando foi falado sobre inovação também chamou a minha atenção, pois concordo que é isso o que devemos fazer. Se sonhamos com algo, temos que agir e inovar sempre, é assim que a gente alcança um bom resultado”, destacou Terezinha.

Laura Barreto, de 49 anos, foi ao evento a convite das amigas Jaqueline Silva e Amanda Gabrieli, que são alunas do curso profissionalizante em assistente administrativo da Faetec Manguinhos. A Laura já possui uma empresa e pretende aplicar em seu negócio as orientações passadas por João Diniz.

"Eu trabalho como massoterapeuta e ouvi muitas coisas que já estou pensando em usar na minha empresa. O que mais me interessou foram as ideias de como tornar o ambiente mais agradável para o cliente, com o uso de decorações e cheiros".