Parceria entre Faetec e Secretaria da Mulher destina vagas em cursos profissionalizantes para mulheres vítimas de violência doméstica

Com o objetivo de oferecer formação profissional para mulheres vítimas de violência doméstica, foi assinado o Termo de Cooperação Técnica entre a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, e a Secretaria de Estado da Mulher. A assinatura do documento foi realizada na manhã desta terça-feira (13/6), no auditório da Biblioteca Parque, no Centro do Rio. Por meio da parceria, mais de 1.300 vagas serão destinadas para este público.

Para a presidente da Faetec, Caroline Alves, o compromisso entre as duas instituições garante que inúmeras mulheres em situação de violência tenham a oportunidade de se profissionalizar e, por meio do trabalho, transformar suas vidas.

- Hoje estou muito feliz, pois esse é um momento importante para a gente. Graças a esse acordo, vamos atender 94 unidades e, nesse primeiro momento, atenderemos com 1.319 vagas. O nosso objetivo é que possamos ampliar esse número e ofertar ainda mais vagas -, declarou a presidente da Faetec.

O Termo foi assinado pela secretária de Estado da Mulher, Heloísa Aguiar; e a presidente da Faetec, Caroline Alves. Também estiveram presente na cerimônia de assinatura o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauro Azevedo Neto; a diretora do Departamento Geral de Polícia de Atendimento à Mulher da Secretaria de Polícia Civil, Gabriela Von Beauvais da Silva; e a deputada estadual Célia Jordão.

O secretário de Ciência e Tecnologia reforçou que aprender uma profissão pode ser o início de uma independência financeira para essas mulheres. Grande parte das mulheres que sofre violência é dependente financeira de seus agressores, o que dificulta o término dos episódios de agressão.

- É gratificante para a Secretaria fazer parte da assinatura deste Termo, que visa garantir às mulheres vítimas de violência a oportunidade de realizar cursos técnicos e profissionalizantes, de modo a ter uma fonte de renda, que se resulta em independência. Essa é uma oportunidade concreta, real e efetiva, que possibilita a essas mulheres encontrarem uma saída -, concluiu Mauro Azevedo Neto.

A iniciativa surge a partir da lei 9662/2022, que prevê a capacitação dessas mulheres, em situação de vulnerabilidade social e desemprego, encaminhadas para os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) e abrigos institucionais. As instituições parceiras da secretaria da Mulher encaminharão os dados das mulheres para a Faetec, que terá 5% das vagas dos cursos profissionalizantes reservadas para este público.

Entre as opções de cursos oferecidos estão: Assistente Administrativo, Assistente de Logística, Cabeleireiro, Confeiteiro, Cuidador de Idosos, Encanador Instalador Predial, Inglês, Maquiador, Massagista, Operador de Computador, Operador de Editoração Eletrônica, Pizzaiolo e Programador Web.

A secretária da Mulher, Heloísa Aguiar, pontuou que a parceria não resultará em novos custos a nenhuma das instituições e trará somente benefícios para as mulheres atendidas.

- Temos o desafio de preencher as 1.319 vagas destinadas a mulheres atendidas por unidades especializadas, nesse próximo semestre. As matrículas começam em 19 de junho e isso é só o começo. Precisamos divulgar essas vagas em todos os municípios do estado. O desejo é que possamos preenchê-las e que tenhamos fila de espera, o que é sinal de que a parceria deu certo -, pontuou Heloísa Aguiar.

Carol Félix, líder comunitária na Mangueira, que faz parte de um projeto social que há seis anos encaminha mulheres de diferentes comunidades do Rio de Janeiro a cursos e empregos, relata que muitas dessas mulheres fizeram cursos na Faetec e só conseguiram empregos após a capacitação. Para Carol, as oportunidades oferecidas pela parceria podem ser fundamentais na vida de milhares de mulheres que vivem em situação de violência.

- A gente conseguiu fazer com que elas se matriculassem na Faetec, a maioria na unidade da Mangueira. Elas fizeram um curso de qualificação profissional, conseguiram um trabalho e desse trabalho veio a sua renda. Assim elas conseguem se sustentar e enxergar que existem outros caminhos sem ser o tráfico de drogas ou o namorado que é opressor -, concluiu Carol.

O evento atraiu diversas mulheres que trabalham em apoio à causa e tiveram a oportunidade de fazer perguntas sobre a parceria da Faetec com a Secretaria da Mulher. Um quarteto de flautas formado por mulheres integrantes da Banda Sinfônica da Faetec Marechal Hermes também se apresentou no evento.