Alunos da Escola Técnica Estadual Oscar Tenório realizam visitas técnicas à hospital e laboratório da Marinha

 
Como parte do Curso Técnico de Gerência em Saúde, os alunos da Escola Técnica Estadual Oscar Tenório (ETEOT), em Marechal Hermes, realizaram visitas técnicas ao Laboratório Farmacêutico da Marinha, em Manguinhos e ao Hospital Naval Marcílio Dias (HNMD), no Lins do Vasconcelos. Os eventos servem para que cada turma vivencie a experiência de observar a produção de medicamentos desde a entrada da matéria prima até o produto final.
 
Para o aluno do 3º ano Luis Felipe Lopes, 18 anos, morador de Senador Camará, as visitas técnicas foram enriquecedoras com relação à experiência profissional e foram fator de motivação para continuar se dedicando em sala de aula.
 
“No Hospital Marcílio Dias uma coisa que me espantou durante a visita: foi relacionado a forma como eles lidam com os tratamentos oncológicos, no sentido da quimioterapia e como manipulam os medicamentos dentro do próprio hospital, baseados nas demandas do prontuário clínico de cada paciente. Me motivou continuar meus estudos para fazer parte de instituições como essa”, afirmou Luis Felipe.
 
As visitas técnicas aconteceram entre abril e julho graças a uma parceria fechada, esse ano, entre a Marinha e a ETEOT.
 
“É um momento especial e de aprendizado inesquecíveis. Somos gratos ao Capitão de Fragata Alex da Silva Costa, do Centro de Avaliação da Ilha da Marambaia, responsável por essa parceria; e Capitão de Corveta Roberta Escaleira, do HNMD, a oportunidade de conhecer o trabalho de excelência realizado pela Marinha do Brasil”, agradeceu a coordenadora do curso, Ivonise Paz.
 
Para a também aluna do 3º ano Letícia Barcelos, 17 anos, moradora de Realengo, vivenciar a realidade da futura profissão é uma oportunidade importante durante o curso.
 
“Como técnicos em gerência de saúde, é uma chance para observar a administração de instituições de referência, como as da Marinha. Acompanhamos todo o processo de produção de fármacos desde o armazenamento de insumos até a etapa de embalagem. No Hospital Marcília Dias, que é referência em medicina nuclear, pudemos conhecer todos os setores, como farmácia e almoxarifado, além do faturamento deles, que tem um processo singular em relação a outras instituições. Acredito na importância das visitas pela quantidade de conhecimento e informações que tivemos”, finaliza Letícia.