Faetec Ferreira Viana sedia evento que valoriza profissionais técnicos

A Escola Técnica Estadual Ferreira Viana, unidade da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), foi sede da 1º Semana Estadual do Técnico Industrial do Rio de Janeiro. O evento foi realizado pelo Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado do Rio de Janeiro (CRT-RJ) e reuniu estudantes de diferentes cursos e escolas, promovendo a integração entre alunos e profissionais.

O CRT-RJ é o órgão responsável por fiscalizar a atividade profissional dos técnicos no estado do Rio, a fim de garantir qualidade e segurança de produtos e serviços. O presidente da instituição, Gilberto Palmares, explica que uma das finalidades do evento é valorizar o papel dos profissionais técnicos e do Ensino Técnico.

“Para fazer isso de forma concreta, é preciso aproximar o CRT-RJ das escolas e dos alunos. Então isso agora vai virar uma rotina, todo ano a gente vai ter uma Semana Estadual dos Técnicos, onde vamos combinar palestras e dar evidência aos trabalhos que as escolas estão fazendo. A razão fundamental dessa Semana Estadual dos Técnicos é apresentar trabalhos oriundos das escolas e estreitar a relação com a Faetec”, afirmou Palmares.

Durante dois dias de programação, o público pôde assistir a palestras, workshops, oficinas e exposições de trabalhos. Escolas públicas e privadas foram convidadas a apresentarem projetos desenvolvidos por alunos, entre elas as Escolas Técnicas Estaduais vinculadas à Faetec: Henrique Lage; Transporte Engenheiro Silva Freire; Visconde de Mauá; República; e a própria Ferreira Viana.

A Presidente da Faetec, Caroline Alves, prestigiou o evento acompanhada do Vice-Presidente Educacional da rede, José Wilson, e da Diretora de Desenvolvimento da Educação, Márcia Farinazo. Para Caroline, “eventos como esse são uma ótima oportunidade de promover a integração não só entre estudantes de diferentes escolas, mas com as pessoas que já estão atuando no mercado. É a chance do aluno fazer contatos, receber dicas e conselhos de quem já e formado”.

Iniciando as atividades, as premiadas alunas da Faetec Eloah Marvila e Rebeca Goulart apresentaram a palestra e o projeto “Síndrome do pé caído”, incentivando o público jovem a realizar pesquisas e desenvolver projetos tecnológicos. Em seguida, o professor Altair dos Santos falou sobre “Pesquisas tecnológicas na Rede Pública de Ensino”, estimulando outros docentes a também desenvolverem pesquisas.

A programação contou ainda com a palestra “Precificando de forma sustentável”, com o consultor do Sebrae André Delduca; uma mesa redonda sobre mercado de trabalho, com as técnicas de operação da empresa de comunicação Hispamar, Juliana Vasconcelos e Isabella da Cruz; oficina de robótica com os professores Nelson Bezerra e César Bastos; e a Feira de Ciências e Tecnologias, com alunos de 16 escolas convidadas.

O Lucas de Lima é aluno do 3º ano do Técnico em Eletrotécnica, ele já participou de outros eventos acadêmicos e falou sobre a experiência de ter a atividade sediada em sua unidade escolar.

“Essa feira é para os alunos mostrarem seus projetos e estou aqui com o futebol de robôs, onde as pessoas podem escolher um robô e controlá-lo pelo celular. Como a feira está acontecendo na minha escola, então estou em casa e gostando muito do evento. Tive a oportunidade de conhecer outros projetos e são todos muito interessantes, fico honrado em participar”, declarou o aluno.