Faetec Martins Pena realiza evento sobre acessibilidade no teatro

No Dia Nacional do Teatro Acessível, aconteceu na última quarta-feira (19), no Liceu de Artes e Ofícios, no Centro do Rio, o III Encontro Dialógico “Teatro Acessível: Fortalecendo e mobilizando parcerias”, realizado pela Escola Técnica Estadual de Teatro (ETET) Martins Pena. O encontro debateu propostas e apresentou ações desenvolvidas na unidade para eliminar barreiras à aprendizagem e à participação de pessoas com deficiência. Anfitrião do evento, o presidente do Liceu e professor da Faetec, Paulo Frias, ressaltou a importância de ser sede do evento.

– Temos uma relação com educação e cultura de forma contínua. Estou há 52 anos no Liceu e sei que daqui saíram pessoas que ajudaram a construir esse país. Um pouco da história do Brasil está aqui dentro dessa instituição. Agradeço a todas autoridades e personalidades presentes – destacou Paulo Frias.

Durante o encontro, houve diversas apresentações de alunos com deficiência, inauguração do Centro de Memória no Liceu e entrega da medalha Marcelo Reis, que representa o reconhecimento das práticas de inclusão na Martins Pena. Marcelo Reis foi Rei Momo do Carnaval da cidade do Rio em 2005, comandou a Escola de Artes Técnicas Luís Carlos Ripper (EAT), na Mangueira, e por 11 anos dirigiu a ETET Martins Pena. A medalha foi concedida à coordenadora do Centro de Memórias Luiza Barreto, professora Christiane Messias; orientadora educacional da unidade, Joyce Ribeiro; aluna com deficiência visual formada em 2022 na Rede, Analú Faria; ao representante do Instituto Benjamin Constant, professor Fernando Guilhon e representante da Escola de Gente, jornalista Cláudia Werneck.

Para Guilherme Bussinger, subsecretário adjunto de Cuidados Especiais da Secretaria de Casa Civil, a sociedade tem o importante papel de respeitar a todos, independente de suas características.

– A arte de um povo é o reflexo autêntico de sua cultura. Num mundo onde a diversidade é uma constante e cada pessoa traz consigo particularidades únicas, é imperativo que a nossa sociedade se una para garantir que todos sejam respeitados em sua singularidade. Temos que garantir a todos a igualdade, independente de suas características físicas, psíquicas. O objetivo dessa escola é que todos possam desfrutar de uma vida plena e significativa. Há muito o que fazer – afirmou Bussinger

Várias rodas de conversa aconteceram para debater, desde o protagonismo da pessoa com deficiência; gêneros e sexualidades; além da institucionalização do racismo no espaço escolar e profissional. A professora da Martins Pena, Bianca Fogli, organizou o evento junto com três estagiários do programa “Estagiando na Rede” da Faetec, que dá bolsas remuneradas para alunos. Para ela, o encontro reconheceu o papel social importante da instituição na acessibilidade.

– A Martins tem potencial de formação de teatro acessível. É importante destacar o papel da nossa presidente Caroline Alves em relação ao suporte que dá para Martins. A escola foi extremamente acolhida, e juntos estamos trabalhando por essa causa. Criamos uma rede de suporte para pessoas com deficiência e hoje temos a primeira aluna deficiente formada pela Martins – Exaltou Fogli.

A presidente da Faetec, Caroline Alves, prestigiou o encontro e assinou um livro histórico assinado pela Princesa Isabel. Ela reforçou a importância de eventos falando da diversidade, uma bandeira que ela reconhece e levanta dentro da instituição.

– É importante que possamos ter momentos que a gente possa incluir mais em nosso teatro, principalmente com esse trabalho de inclusão que vem acontecendo. Que possamos continuar a trabalhar e fazer tudo pela Martins, que tenho respeito e admiração – garantiu Caroline Alves.

Também estiveram presentes ao evento e compuseram a primeira, e principal, mesa de debate a deputada Elika Takimoto - Presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa (Alerj); vereadora Luciana Novaes, presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência da Câmara Municipal do Rio; Claudia Werneck, Idealizadora da Casa de Gente; Edicleia Mascarenhas Fernandes, presidente do Conselho Estadual para Política de Integração da Pessoa com Deficiência; Maria José Ferreira dos Santos, colaboradora dos Direitos do Autista e Familiares da Ordem dos Advogados do Brasil; Leonardo Carvalho, chefe da Divisão de Ensino, Departamento de Educação do Instituto Benjamin Constant; Rodrigo Marconi, diretor Geral da Escola Técnica Martins Pena; e Sidnei Reis, professor do Instituto Nacional de Surdos.