Defesa Civil realiza simulação para casos de emergência para alunos da Faetec Favo de Mel

Os estudantes da Faetec Favo de Mel receberam profissionais da Defesa Civil para uma simulação de desocupação. A unidade oferece profissionalização a pessoas com deficiência intelectual e Transtorno do Espectro Autista – TEA e, todos os alunos receberam treinamentos e foram orientados a como proceder em situações de emergência.

O simulado aconteceu na quinta-feira (21), em celebração ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, e faz parte do projeto-piloto da Defesa Civil, que realiza exercícios de treinamento em 20 instituições de ensino no Estado do Rio de Janeiro. A finalidade das ações é identificar situações de risco e garantir a segurança de todos.

O porta-voz do Corpo de Bombeiros, Major Fábio Contreiras, falou sobre a importância do simulado e quais resultados a Defesa Civil espera obter em situações que necessitam de evacuação.

“O objetivo é fazer com que os alunos, corpo pedagógico e corpo de apoio consigam sair, acima de tudo, com segurança e agilidade de situações de desastre, chuvas, enchentes, deslizamentos de terra, desabamento de uma edificação ou situações do cotidiano, como é o caso dos incêndios. Esse treinamento é para deixar um hábito e um costume, para que os alunos já saibam para onde se dirigir com segurança, para que não tenha pânico. Quanto mais treinado, mais seguro é e mais vidas a gente consegue salvar”, declarou o Major.