Faetec participa da abertura do Rio Innovation Week com palestras de professores e projetos de alunos

Começou nessa terça-feira (03), a 3ª edição do Rio Innovation Week (RIW), uma conferência de tecnologia e inovação que ocorre no Pier Mauá, um espaço de 60 mil metros quadrados onde acontecerão palestras, apresentações, debates e muita difusão do conhecimento e diversas tendências tecnológicas. O evento foi oficialmente aberto pelo governador Cláudio Castro; da Ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos; do Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauro Azevedo; além de diversas outras autoridades.

- Esse é o grande sonho de fazer uma grande feira no Rio de Janeiro, um evento potente. Aqui no governo do estado tenho trabalhado muito para modernização. Esse ano, saiu o ranking dizendo que somos o terceiro estado mais digital. Buscamos o incentivo. Já foram mais de onze unidades da Faetec abertas ou reabertas nos últimos três anos. Isso somente demonstra a importância que damos à ciência, tecnologia e inovação. – afirmou o governador.
 
Na abertura do evento, alunos da Escola Técnica Estadual João Luiz do Nascimento (ETEJLN), de Nova Iguaçu, apresentaram projetos orientados pelo professor de eletrônica, Mário Goretti, como irrigador automático (para regar plantas mecanicamente), domótica (acionar energia de tomadas através de palmas), Heart Simulator (um coração com funcionamento remoto), Auto House e Casa Inteligente (ambos com controles automatizados para residências, como alarmes, controle de movimento e abertura de portas). Alunos do Curso Técnico em Edificações também apresentaram projetos de telhado retrátil, telhado verde, concreto protendido e concreto armado. Todas apresentações foram bastante procuradas e também receberam visitas ilustres, como da primeira-dama do estado e presidente de honra do Rio Solidário, Analine Castro; além do secretário Mauro Azevedo, acompanhadas pela presidente da Faetec, Caroline Alves.

Durante a visita, um egresso esteve no estande da Faetec, relembrou os tempos que estudou na instituição e da importância que teve na vida profissional. Marcos Vinícius Silva, 40 anos, morador de Belford Roxo, foi aluno da ETEJLN entre 1999-2001 e afirma que a Faetec mudou a vida dele.


- Hoje eu trabalho na área de engenharia com automação industrial, uma consequência dos meus estudos na Faetec e isso mudou completamente a minha vida. Eu sempre estudei em escola particular e na época passamos por uma crise financeira, não tinha como pagar a escola. Minha tia disse que tinha uma escola técnica perto e me inscreveu. Eu tinha 15 anos de idade e quando saí da escola, fui fazer estágio e depois indicado para trabalhar numa empresa de construção, onde fiquei por 8 anos e depois fui para a empresa de automação. Tudo isso graças a Faetec, que era muito organizada e os professores fizeram muita diferença. Mudou a minha vida. – finalizou Marcos.


Para fechar o dia, aconteceram três apresentações realizadas por professores da Faetec. O professor de eletrônica Altair Martins, juntamente com as alunas Eloah Marvila e Rebeca Apolinário, da Escola Técnica Estadual Henrique Lage (ETEHL), no Barreto em Niterói, apresentaram toda história do projeto “Pé Caído”, que deu às meninas o direito de estudarem numa universidade na Arábia Saudita, com todas as despesas pagas.

Em seguida, o professor de Física e Robótica Cesar Bastos, da Escola Técnica Estadual Ferreira Viana, no Maracanã, apresentou projetos tecnológicos que usou no ensino médio, juntamente com os egressos Ryan Sales e Vinícius Chan (ambos estudando atualmente na UFRJ com Controle de Automação), além da aluna Vitória Viegas, do Curso Técnico em Edificações. Vinícius, inclusive, tem um projeto que realizou em exposição no espaço robótica da Faetec na RIW, com um autorama de LED. Esse espaço terá vários projetos sendo apresentados até o final do evento.


Para finalizar a participação da Faetec no primeiro dia do RIW, a professora de informática Odiléia da Silva, da Escola Técnica Estadual República, apresentou um aplicativo desenvolvido na formação técnica dos alunos, como o MultiApp, que serve para auxiliar na aprendizagem através de vídeos, exercícios e jogos interativos. Em seguida, completaram na temática de aplicativos as apresentações da professora de pedagogia, Luciene Vales, do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ) e da professora Ana Letícia Andrade, da Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek.


A 3ª edição do Rio Innovation Week contará com a presença de cerca de 1.500 palestrantes e acontecerá até a próxima sexta-feira (06). Professores e alunos da Faetec ainda apresentarão projetos e palestras até o final do evento.