Câmara de Deputados premia professor da Faetec por artigo de esporte educacional e inclusão social

O VI Concurso de Artigos Científicos da Comissão do Esporte da Câmara de Deputados divulgou neste mês os vencedores de 2023 e dentre eles um professor da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) foi selecionado. O docente Carlos Henrique de Vasconcellos Ribeiro escreveu junto com outros dois pesquisadores o artigo “O Futebol feminino e o jornalismo esportivo brasileiro: o caso da Giovanna Waksman”. Ele é professor de Educação Física desde 2002 e está na Faetec Rocinha, sendo responsável pela criação do inédito Curso de Consultor de Turismo Esportivo, que funciona desde 2016 e já formou dezenas de alunos.

“É o reconhecimento de uma trajetória acadêmica, com pesquisas na área do esporte e migração, esporte e empreendedorismo e esporte educacional. É com muito orgulho que recebo esse prêmio, onde participam pesquisadores de todo o Brasil”, afirma ele.

O concurso acontece anualmente e é destinado aos pesquisadores que estudam sobre o impacto do esporte na vida dos brasileiros. O artigo será publicado em edição especial pela Câmara dos Deputados.

“A pesquisa que realizamos é sobre a cobertura jornalística do futebol praticado por meninas. Muitas se integram nas equipes masculinas. No caso em tela, abordamos o caso da Giovanna Waksman. As reportagens normalmente tendem a criar um caráter inédito sobre a inclusão de meninas no meio de meninos. Há pressão social para que os meninos ajam de forma a não aceitar perder, serem driblados ou que uma menina possa ser mais habilidosa que um menino”, sentencia o professor Carlos Henrique.

Giovanna Waksman tem 14 anos e recentemente foi convocada para Seleção Brasileira Sub-20. É ex-jogadora do Botafogo e atua no Florida FC, nos Estados Unidos. Ela foi emprestada porque o alvinegro carioca não possui categoria de base feminina na idade da jogadora.