Faetec promove aula inaugural e realiza evento sobre educação inclusiva em Santo Antônio de Pádua

As últimas semanas foram movimentadas para a comunidade educacional de Santo Antônio de Pádua. Isso porque as duas unidades da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) no município promoveram atividades pedagógicas, complementando e beneficiando o ensino oferecido pelos polos de Qualificação Profissional e de Educação Superior da cidade. Foram realizadas uma aula inaugural para alunos de Informática e um evento sobre inclusão e acessibilidade.

A Faetec Santo Antônio de Pádua realizou uma aula inaugural com a turma ingressante e as turmas em andamento do curso Técnico em Informática, que contou com a presença dos alunos, professores, direção e supervisão educacional. Durante o evento, a diretora da unidade, Eva Chiapini, e a supervisora educacional Rosimeri Cosendey falaram sobre os direitos e deveres dos alunos e regras da instituição.

Os professores Luiz Carlos Camara e Márcio Eccard abordaram a importância de fazer estágio e como essa atividade pode ser fundamental para o currículo, no momento de ocupar uma vaga no mercado de trabalho. Eles contaram casos de egressos que conseguiram importantes cargos em empresas da área tecnológica da região.

Já a Faeterj do município, instituição de Ensino Superior vinculada à Faetec, recebeu a visita da neuropsicopedagoga e professora Verônica Cruz, que atua na Diretoria de Educação Superior e Divisão de Diversidade e Inclusão Educacional da rede. Na ocasião, a professora Alcyanne Aguiar mediou uma roda de conversa sobre “O valor da Neurociência à Educação e Inclusão”, que discutiu os conceitos, pressupostos e fundamentos da Educação Inclusiva.

O encontro foi com alunos do curso de Pedagogia, que puderam refletir sobre o processo de inclusão escolar. Verônica compartilhou informações relevantes e essenciais, promovendo contribuições para o acolhimento de todas as crianças, independente de condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais e linguísticas. A experiência estimulou os estudantes a desenvolverem projetos, pesquisas e atividades de extensão sobre a temática.

Por meio da parceria entre a Faeterj e a Secretaria Municipal de Educação de Santo Antônio de Pádua, alunos do 4º período do curso de Pedagogia realizaram o estágio “Recreio Literário” em uma creche do município. As atividades de estágio supervisionado aconteceram durante uma semana, de forma concomitante com o Projeto Cidade Leitora, da Secretaria de Educação, que tem o objetivo de incentivar a prática da leitura. A atividade foi coordenada pela professora da disciplina de Prática Pedagógica da Educação Infantil, Maria do Socorro David e pela supervisora de estágio Rosimeri Cosendey.