ETE Oscar Tenório realiza eventos para promover inclusão e conscientizar sobre amamentação

A Escola Técnica Estadual Oscar Tenório, administrada pela Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), tem realizado atividades para promover a conscientização em diversas áreas de extrema importância para a sociedade, como inclusão, aleitamento materno e os perigos do consumo excessivo de álcool.

Promovendo a inclusão no ambiente escolar, a ETEOT, em Marechal Hermes, conta com a Sala de Recursos Multifuncionais, que possui ferramentas para melhor atender alunos que possuem deficiências ou limitações, como Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade - TDAH ou Transtorno do Espectro Autista – TEA.

Em setembro, o polo levou quatro alunos que são atendidos pela SRM e seus mediadores a um cinema da Zona Norte, para assistirem ao filme Elementos. A professora Silvia Salgado, que é responsável pela SRM, contou que “os alunos gostaram muito, verbalizaram que foi um momento de confraternização, fora do ambiente escolar. Foi um momento único de socialização e inclusão”.

No mesmo mês, a Equipe de Educação da Lei Seca esteve na ETEOT, a convite da Sala de Recursos, para fazer um momento de conhecimento e reflexão. Os profissionais Eleni Martins; Alessandro Montano; Eloi Mandarino; e Marcelo Gomes de Araújo conversaram com os estudantes sobre os fundamentos da Lei Seca e como ela se faz necessária para a sociedade.

Em agosto, a unidade teve dois eventos, um deles em função do Agosto Dourado, mês de conscientização e valorização da amamentação. A professora especialista em Enfermagem do Trabalho, Mariane de Moraes, apresentou a palestra “Agosto Dourado: a importância do Aleitamento Materno”, para turmas do curso Técnico de Gerência em Saúde.

Ainda em agosto, o Técnico em Gerência em Saúde formado pela ETEOT, Bruno dos Santos, esteve na unidade para contar sua vida profissional com a palestra “Da Gerência em Saúde a Medicina: trajetória e experiências”. Ele é também formado em Relações Internacionais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ e cursa o 5° ano de Medicina na Universidade Central do Paraguai (Universidad Central del Paraguay).

Para a professora Mariane, “trazer para o alunado conhecimento sobre saúde é transformá-lo em multiplicador do conhecimento, pois enriquece sua formação profissional na área da saúde e nos permite formar um profissional de excelência”. A coordenadora do curso, Ivonise Paz, acredita que o contato dos estudantes com eventos como esses é fundamental para que adquiram conhecimento.

“Para alunos de cursos Técnicos, é de suma importância o aprendizado com profissionais atuantes na área. No setor da saúde, isso se torna ainda mais relevante, em função de aspectos sutis, que esses profissionais, com sua experiência de trabalho, podem despertar nos estudantes. Questões de humanização, empatia, ética, valor e qualidade de vida, entre outros, são fundamentais para o exercício da cidadania e o desenvolvimento humano, particularmente importantes na formação de um Técnico de Gerência em Saúde”, declarou a docente.