Música de professor da Faetec ganha Prêmio Radio Mec 100 anos

Vencedor na categoria música instrumental com a obra " Mirante", Roberto Barata leciona música, teclado e produção musical desde 1999

Celebrando seu centenário em 2023, a Rádio Mec anunciou os vencedores do Prêmio Rádio MEC 100 anos. Entre os vencedores das quatro categorias disputadas, Roberto Barata, professor da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), consagrou-se o preferido do público que elegeu a canção "Mirante" como melhor música instrumental.

Pianista, compositor e arranjador, Roberto compartilha seus conhecimentos musicais e inspira alunos da Fundação desde 1999 onde leciona música, teclado e produção musical. O músico e docente já trabalhou com Zezé Motta, Leny Andrade, Mário Montarroyos, entre outros artistas do cenário musical e conta que a canção finalista, assim como outras obras de sua autoria, é inspirada em suas vivências pessoais.

“A inspiração para essa música, assim como outras composições minhas, são decorrentes de momentos da vida que já passei ou estou passando. No caso de Mirante, eu estava em um lugar com uma vista belíssima, quando as primeiras células melódicas começaram a surgir na minha mente", conta.

Ao longo de sua trajetória, Roberto Barata já foi contemplado com outras premiações, entre elas, o Festival de Música Alternativa Musical, promovido pelo Mistura Fina, famosa casa de shows dos anos 1990. Para chegar à final do prêmio, o professor da Escola de Música da Faetec superou 1600 composições, sendo o mais votado entre os finalistas da categoria.

"É uma satisfação muito grande receber o prêmio que celebra 100 anos de história de um uma instituição como a Rádio MEC. A música faz parte da minha vida, praticamente desde minha existência e pretendo que continue sempre assim. O maior objetivo é disseminar a energia e a vibração positiva que sinto quando estou compondo, tocando e lecionando, porque música é vida", comenta Paulo, que considera a vitória, o reconhecimento e valorização de um trabalho desenvolvido com amor e carinho, valores que ele faz questão de transmitir aos seus alunos.