Escola Técnica Estadual João Barcelos Martins realiza 35ª Feira de Informação e Orientação Profissional

A Escola Técnica Estadual João Barcelos Martins, mantida pela Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), em Campos dos Goytacazes, realizou a 35ª Feira de Informação e Orientação Profissional (FIOP). O evento, que foi aberto ao público, recebeu alunos de escolas do entorno e contribuiu para dar visibilidade às ações desenvolvidas pela unidade. Durante a feira, os alunos tiveram a oportunidade de apresentar os projetos que desenvolvem a partir dos conhecimentos e competências adquiridas nas aulas de disciplinas técnicas.

A feira foi aberta pela diretora geral Cláudia Gomes Fernandes, que agradeceu a presença de todos e reconheceu o comprometimento dos servidores do polo na realização do evento. A primeira atração foi a apresentação da banda do Projeto de Música e Eventos que oferece, como atividade extracurricular, aulas de música para aproximar os jovens da arte.

 

O professor Isaias Bilondo, que é um dos coordenadores do projeto, destacou o objetivo da iniciativa cultural desenvolvida na unidade.

“Essa iniciativa tem como objetivo colocar o aluno em contato com o universo musical e toda sua estrutura organizacional que exige comprometimento, concentração e habilidade interpessoal”, destaca Isaías Bilondo, um dos coordenadores do projeto”, explicou o docente.

As apresentações de 30 projetos de alunos aconteceram simultaneamente em diversas áreas da escola. Os grupos foram avaliados por uma comissão formada de professores e técnicos administrativos da unidade, que premiou o trabalho destaque de cada um dos cursos oferecidos pela escola. No curso Técnico em Eletromecânica, por exemplo, o destaque foi o trabalho de "KART dos Amigos", que adaptou um novo tipo de motor com acelerador a um Kart.

O trabalho sobre "UBS - atendimento básico", mostrando todo atendimento em posto de saúde, foi o que mais se destacou entre os projetos do curso de Enfermagem. Já no curso Técnico em Administração, a apresentação sobre "Americanas" explicou todo o processo de declínio desta empresa e foi escolhida pela banca avaliadora. No curso de Análises Clínicas, o projeto em maior evidência foi o "Teste do Pezinho" que mostrou todas as etapas e importância do exame.

Um trabalho de matemática também se destacou, ele foi preparado para ser apresentado na 34ª FIOP, sendo posteriormente premiado com o primeiro lugar na I Feira de Matemática da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). O projeto apresentava as ligações do cubo mágico e outros jogos de lógica com a Matemática e como eles podem contribuir no aprendizado da matéria. Por meio de uma pesquisa feita com alunos da própria escola, o trabalho apontou dados de quantos deles tinham o hábito de praticar esses jogos.