Faeterj Petrópolis realiza palestras, oficinas e exposições para a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Voltado para o eixo da tecnologia e inovação, o campus em Petrópolis da Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro (Faeterj) celebrou a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) com um evento unindo exposições, palestras, oficinas e apresentações de projetos desenvolvidos por alunos, entre outras atrações. A SNCT da Faeterj Petrópolis, vinculada à Rede Faetec, recebeu um público de mais de 400 pessoas.

A SNCT acontece anualmente sob coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com a finalidade de mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades relacionados à ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação tecnológica. O evento possibilita ainda o desenvolvimento científico nas escolas, universidades, comunidades, museus, instituições científico-culturais e locais públicos, em todo o Brasil.

Entre as mais de 20 atividades realizadas, pode-se destacar a apresentação musical do aluno Kevin Soares, que é músico da Orquestra da UCP e da Banda 1º de Setembro; a oficina “Inteligência Artificial Aplicada na Predição de Eventos Climáticos”; a apresentação do projeto Mulher (ADA); e a Olimpíada Bugiganga, que incentiva o desenvolvimento de invenções tecnológicas. Foram também ministradas as palestras “Jornada Meninas: Educação, Tecnologia e Oportunidades”; “Orange Day – Motivação e Oportunidades”; “Inovação e Humanidade”; e “Ciências Básicas e Energia Limpa” e “Inovação e Humanidade”.

Em nome da equipe pedagógica e corpo docente, o professor Roberto Roli agradeceu a todas as pessoas que contribuíram para a realização do evento.

“Creio que só foi possível devido ao esforço da equipe que esteve envolvida com um único objetivo: apresentar à comunidade, alunos, escolas e todos aqueles que nos visitaram uma nova oportunidade de conhecer melhor a ciência, novas tecnologias, novos métodos de ensino, novas ferramentas, nossa Faculdade e principalmente um mundo novo que por mais que possa parecer distante está ao alcance de todos. Acreditamos também que o tempo que passamos a trabalhar neste projeto nos ajudou a crescer, e que nos permitiu olhar com outros olhos a importância desta realização. Nosso agradecimento especial a todos aqueles que de alguma forma doaram seu tempo, sua boa vontade e suas ideias para que tudo pudesse acontecer”, concluiu o docente.