Banda do Projeto de Música da ETE João Barcelos Martins participa da XV Mostra de Extensão na UENF

A banda do Projeto de Música da Escola Técnica Estadual João Barcelos Martins (ETEJBM) se apresentou no Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), durante a XV Mostra de Extensão UENF - IFF - UFF e VII UFRRJ. A ETEJBM é uma unidade mantida pela Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) em Campos dos Goytacazes.

A Mostra reforça a relação entre comunidade científica e não científica por meio de atividades acadêmicas, apresentações de trabalhos de extensão, palestras e atividades culturais. A participação do grupo musical da ETE João Barcelos Martins deu aos alunos a oportunidade de apresentarem ao público o resultado do projeto cultural que tem sido desenvolvido no polo.

O Projeto de Música e Eventos, iniciado em 2013 por três servidores, surgiu com o propósito de transmitir conhecimento musical aos alunos, oferecendo uma atividade extracurricular para aproximar os jovens da arte. Atualmente, o projeto oferece aulas de teclado, saxofone, bateria, violão e flauta a toda comunidade escolar. “Essa iniciativa tem como objetivo colocar o aluno em contato com o universo musical e toda sua estrutura organizacional, que exige comprometimento, concentração e habilidade interpessoal”, destacou Isaías Bilondo, um dos coordenadores do projeto.

O convite para a apresentação na XV Mostra de Extensão partiu da Pró-Reitora de Extensão, Cultura, Esporte e Diversidade do Instituto Federal Fluminense, Cátia Cristina Brito Viana, que reconheceu o talento da banda. “Eu já tive a oportunidade de estar com o grupo e, em todas as ocasiões, eles encantaram a todos os participantes com a energia, a musicalidade e o carinho com que eles fazem a seleção das músicas. É uma honra tê-los novamente e espero que possamos nos encontrar em mais momentos festivos e que esses jovens brilhem muito sobre a maestria do professor Isaías”, reforçou a servidora.

A apresentação da banda não apenas encantou o público, mas também consolidou a importância da arte e da cultura como elementos fundamentais no ambiente educacional e evidenciou os frutos do comprometimento e da paixão dos jovens músicos. Ao transmitir os resultados desse projeto cultural inovador, a banda da ETEJBM inspirou a comunidade presente e reforçou a importância de fomentar o acesso à música e à arte como parte integrante da educação.