Faetec Henrique Lage realiza a 2ª Edição da Feira de Ciência e Tecnologia

A Escola Técnica Estadual Henrique Lage, em Niterói, pertencente à Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), realizou a 2ª edição da Feira de Ciência e Tecnologia (FECTEHL). O evento, que aconteceu no Ginásio da escola, abriu as portas para os projetos inovadores criados pelos alunos sob a orientação dedicada dos professores da instituição.

O professor Altair Martins, do curso técnico em Eletrônica, liderou a organização da feira e destacou a dedicação dos alunos: "A Feira é o evento que mais atrai os alunos. Percebemos a dedicação deles em cada projeto, colocando em prática o que aprendem em sala de aula”.

A Feira não apenas oferece uma oportunidade para os alunos demonstrarem suas habilidades, mas também representa um momento em que podem aplicar na prática o conhecimento adquirido no dia a dia. Diversos projetos foram exibidos, abrangendo diferentes cursos, foram eles:

Curso de Edificações: Coleta Seletiva de Resíduos; Segurança do Trabalho; Prevenção de acidentes na Construção Civil e Casa Bio Flutuante.

Curso de Máquinas Navais: Maquete da embarcação HL; Maquete da embarcação chata da proa do navio; Modelagem do casco pelo plano de linhas; Componentes e acessórios de Máquinas e Projeto Ecoro - Embarcação Coletora de Resíduos e Óleos.

Curso de Eletrotécnica: Maquete movida à energia solar e Estrutura Intertravada.

Curso de Eletrotécnica: Inspeção com drones; Telégrafo; Painel Solar; Câmera Termográfica; Sorteador elétrico; Detector de decibéis e Autocarregador.

Curso de Eletrônica: Dispositivo Eletrônico Auxiliar no alívio das dores; dispositivo eletrônico para automatizar o alarme; óculos para controle de motores voltados para cadeiras de rodas; Dispositivo de medidas elétricas; dispositivo para o tratamento de ansiedade; medidor de consumo de água; regador automático.

Matemática: Robótica educacional I e II.

Na área de Edificações, o projeto Casa Bio Flutuante foi criado por três alunas: Ana Caroline Barroso, Íris Souza e Paolla Melo, em colaboração com a professora e orientadora Érika Carvalho. Juntas, deram vida a um projeto inovador focado na construção sustentável sobre as águas, cientes do impacto ambiental significativo da construção civil. O objetivo é adaptar uma construção resistente e eficiente, utilizando materiais e técnicas menos poluentes.

Íris Souza, aluna do curso de Edificações, compartilhou mais detalhes sobre o projeto: “Pensamos nessa casa para diminuir o impacto ambiental causado pela construção civil. A ideia é construir a estrutura da casa sobre um deck de bambu, revestido de polietileno, um material resistente à água que evita a corrosão eletrolítica”, concluiu a aluna.