Egresso da Faeterj Duque de Caxias apresenta artigo no Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional

Aconteceu entre 6 e 9 de novembro, no Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos, em São Paulo, o 55º Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional (SBPO), organizado pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Durante o evento, pesquisadores e educadores apresentam sessões técnicas com apresentações orais, pôsteres, palestras e minicursos de variados temas de interesse da comunidade. E um dos participantes era da Faeterj Duque de Caxias, unidade de ensino superior da Faetec. Guilherme Mattos de Simas, 26 anos, morador da Gamboa no Centro do Rio, se formou no final do primeiro semestre de 2023 no Curso de Tecnólogo em Processos Gerenciais e usou seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para criar um artigo e submeter ao SBPO, onde foi aceito para ser apresentado no tradicional evento.

“Foi uma experiência incrível. Eu nunca tinha participado de um simpósio, ainda mais fora do estado do rio de janeiro e de tamanha relevância. O simples fato de já estar presente no evento faz com que você se sinta um pouco diferente e em alguns casos até mais importante que o normal. A sensação que eu tive era de estar no lugar certo, fazendo algo que me deixa feliz e agrega para o meu crescimento, tanto profissional quanto pessoal. E isso se deve também aos professores que me incentivaram e enxergaram potencial em algo que para mim estava abstrato”, conta Guilherme sobre SBPO 2023, cujo tema foi “Integração da mobilidade urbana e sustentabilidade”.

Atualmente, Guilherme trabalha em uma indústria de cosméticos e também tem formação em Engenharia de Produção. O artigo intitulado “A Pesquisa Operacional Aplicada no Processo de Tomada de Decisão na Definição de uma Plano Ótimo de Produção” teve a participação dos professores Alexandre Lima e, também, do diretor da Faeterj Duque de Caxias, José Mauro.

“O artigo elabora um modelo matemático para otimizar o processo de determinação das quantidades necessárias para o estabelecimento da compra de insumos, visando minimizar o custo total desse processo. O artigo é muito importante, pois é uma aplicação prática. Ele tem toda essa aproximação de teoria e prática. O fato dele ser oriundo de um TCC aumenta a produção científica da Faeterj Duque de Caxias e estimula a capacidade de análise. O Guilherme entendeu um problema e buscou uma resolução. Isso desenvolve uma das competências centrais do final do curso, que é a capacidade de resolver problemas. Fora que esse é o principal evento de pesquisa operacional do Brasil. O artigo é relevante, tem muita qualidade e pode ser publicado em periódicos. Esse modelo pode se desdobrar em outras aplicações, inclusive é algo que o Guilherme vem pensando para empresa que ele trabalha”, afirma todo orgulhoso, o professor orientador do TCC, Davidson Santos, que atua na Graduação em Processos Gerenciais.