Aluna da Faetec é selecionada para o programa Jovens Embaixadores

Estudante da Escola Técnica Estadual João Barcelos Martins Ana Carolina Ribeiro foi escolhida entre 9 mil candidatos para participar do intercâmbio nos Estados Unidos da América (EUA)

Aluna Ana Carolina Ribeiro, estudante do curso de Administração da Escola Técnica Estadual João Barcelos Martins (ETEJBM), em Campos dos Goytacazes, pertencente à Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), foi selecionada entre 9 mil candidatos para participar do programa Jovens Embaixadores. A estudante ficou na lista dos 46 escolhidos para representar o Brasil no intercâmbio de curta duração nos Estados Unidos da América (EUA).

O Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa do Departamento de Estado norte-americano que, no Brasil, é coordenado pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos da América, com a parceria de todas as secretarias estaduais de Educação do país, do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e outras instituições. Para participar do intercâmbio os candidatos precisam: ser alunos do Ensino Médio da rede pública; ter boa fluência oral e escrita em Inglês; ser comunicativo, com perfil de liderança e iniciativa e estar engajado em iniciativas de empreendedorismo e ou impacto social em suas comunidades.

Essa não é a primeira vez que Ana tenta o intercâmbio, a jovem já participou em 2022, mas não foi selecionada. Para a edição de 2023, ela se preparou mais, realizou uma nova tentativa e conseguiu a aprovação que tanto queria. A aluna viaja para São Paulo no dia 15 de janeiro e irá para os EUA no dia 19. Ana Carolina conta como foi esse processo de saber que dessa vez deu certo:

“Esse aumento de autoconhecimento que obtive, eu consegui expor com mais clareza e foi o que fez com que eles me selecionassem como uma das jovens embaixadoras que vai representar não só o estado do Rio, mas também o Brasil nessa nova edição do intercâmbio. Saber que vou ter essa oportunidade me deixa feliz demais”, avalia a estudante.

Por meio das mídias sociais, a jovem participa de um programa de impacto social com o tema “A Difusão de Educação Financeira para mulheres jovens”, e graças a ele, Carolina contou com a mentoria da Bia Santos, SEO da Barkus, empresa de educação financeira. Durante a mentoria, a Bia comentou com Ana sobre o programa, que logo chamou sua atenção e fez com que quisesse fazer parte.

“Quando eu recebi essa notícia, foi quase como uma confirmação de que os meus esforços ao longo dos anos têm valido a pena. E, ao mesmo tempo, era como se eu tivesse sido marcada com a responsabilidade de tentar trazer oportunidades como essa para outros jovens ao meu redor. E às vezes até quando nós enxergamos uma grande oportunidade, nós não nos achamos dignos de tentar. Então ter sido uma das selecionadas definitivamente coloca sobre mim a responsabilidade de inspirar outras pessoas pelo meu exemplo”, conclui a Ana Carolina Ribeiro, de 17 anos.