Dia Internacional da Mulher é comemorado com feira de empregos, exames e atendimentos no Largo da Carioca

Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher, e Defensoria Pública organizam evento com mais de 40 serviços gratuitos


O Largo da Carioca vai se transformar num grande ponto de encontro - e de acesso a serviços - no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Para marcar a data, o Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Defensoria Pública se uniram para oferecer vagas de emprego, exames de mamografia, emissão de carteira de identidade, isenção de certidões, serviços de beleza e outros, envolvendo 22 órgãos e entidades estaduais, federais, além de instituições parceiras como o Sebrae. Tudo voltado somente para elas!


-O Dia da Mulher será o maior evento público de oferta de serviços inteiramente gratuitos e voltados às mulheres do estado. Teremos mais de 40 serviços gratuitos reunidos com um único propósito: fortalecer e reforçar o protagonismo da mulher. Essa é uma pauta prioritária do Governo do Estado – diz a secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar.

Quem passar pelo evento na Carioca, no Centro do Rio, poderá iniciar o dia com o Café da Trabalhadora e aproveitar para fazer exames, solicitar a emissão de documentos, usufruir de tratamentos de beleza ou receber orientações sobre direitos e encaminhamentos para programas e serviços do estado. Liderado pela Secretaria de Estado da Mulher, o evento contará com a participação do RJ para Todos e 17 secretarias e órgãos estaduais, além da Defensoria Pública do Estado do Rio, do Conselho Estadual de Direitos das Mulheres (CEDIM), do Sebrae, do Tribunal Regional Eleitoral e da Receita Federal, que se uniram para levar mais saúde, cidadania e bem-estar para a população feminina.

As equipes da Secretaria da Mulher estarão a postos, tirando dúvidas, dando informações sobre a rede de atendimento e proteção à mulher no estado, e oferecendo atendimento jurídico e psicológico. Com apoio do Sebrae, haverá também informações sobre empreendedorismo e regulamentação do MEI.

O Dia da Mulher vai acontecer das 8h às 15h, com distribuição de senhas das 7h às 13h. É necessário levar um documento oficial com foto para ser atendido e, para alguns serviços específicos, é necessário conferir a documentação necessária. Durante o evento, haverá apoio de intérpretes de libras.


Serviços oferecidos

- Atendimento jurídico e psicológico por equipes do Centro Integrado de Atendimento à Mulher Márcia Lyra
- Informações sobre empreendedorismo feminino e MEI (Sebrae)
- Informações sobre crédito para empreendedoras (AGERIO)
- Orientação Jurídica sobre violência doméstica; pensão alimentícia; regularização de guarda e visita; investigação de paternidade (com realização de exame de DNA no local); expedição de alvará para levantamento de FGTS; reconhecimento de paternidade; conversão de união estável em casamento; divórcio; dissolução de união estável; retificação de registro civil; direitos do consumidor. (Defensoria Pública do Estado do Rio)
- Emissão de RG (DETRAN)
- Atendimento sobre Defesa do Consumidor (PROCON)
- Mamografia e ultrassonografia de tireoide, mamária, pélvica, transvaginal e transvaginal com doppler (Secretaria de Estado de Saúde) – levar RG, cartão SUS (se tiver), comprovante de residência e pedido médico. Para ultrassonografia mamária em pacientes acima de 40 anos, é necessário levar laudo da última mamografia realizado no período de 1 ano
- Aferição de pressão arterial (serviço de saúde da CEDAE)
- Teste de glicemia, saturação, frequência cardíaca e medição de temperatura (serviço de saúde da CEDAE)
- Consulta de enfermagem, consulta com médico da família e orientações de prevenção e promoção à saúde (serviço de saúde da CEDAE)
- Informações sobre amamentação (serviço de saúde da CEDAE)
- Informações sobre o atendimento da Patrulha Maria da Penha (Polícia Militar)
- Divulgação do App Rede Mulher (Departamento-Geral de Polícia de Atendimento à Mulher/ DEAM – Polícia Civil)
- Isenção para certidão de nascimento, casamento e óbito; habilitação para casamento (Fundação Leão XIII)
- Entrada no Vale Social (Fundação Leão XIII)
- Serviços de beleza-maquiadores, cabeleireiro, trancista, sobrancelha e massoterapia (Empoderadas e Faetec)
- Auriculoterapia (Faetec)
- Técnica de desvencilhamento e fuga (Empoderadas)
- Cadastro de banco de Jovem Aprendiz (RioSolidário) - levar RG, CPF, PIS, comprovante de residência, laudo atualizado caso tenha alguma necessidade especial
- Feirão de empregos e orientação para acesso à Carteira de Trabalho Digital (Secretaria de Estado de Trabalho e Renda)
- Orientações jurídica e psicológica a mulheres com deficiência e encaminhamento às redes assistenciais (Subsecretaria de Estado de Políticas Inclusivas)
- Orientação a mulheres lésbicas, trans e travestis (Rio Sem LGBTIFobia)
- Apoio psicológico e documentação para migrantes (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos)
- Informações contra trabalho escravo (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos)
- Emissão do título de eleitor; transferência de domicílio eleitoral; quitação de multa por ausência às urnas; obtenção de certidões e coleta dos dados biométricos (Tribunal Regional Eleitoral)
- Inscrição para tirar CPF; regularização e alteração de dados cadastrais; emissão do comprovante de inscrição (2ª via); emissão do comprovante de situação cadastral; recuperação do número do CPF (Receita Federal)
- Orientação e conscientização sobre direção responsável (Lei Seca)
- Distribuição de 500 mudas da Mata Atlântica do Projeto Replantando Vidas
- Atividades para crianças no evento (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos)