Alunos da Escola Técnica Estadual Ferreira Viana participam do programa F1 in Schools, em São Paulo

Neste mês, alunos da Escola Técnica Estadual Ferreira Viana, unidade da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) no Maracanã, na Zona Norte do Rio, participaram do programa F1 in Schools, em São Paulo. O projeto bilíngue desafiou estudantes do Brasil e do mundo a criarem carros de corrida para competirem em uma pista de corrida em miniatura.

O evento contou com sete alunos da Rede Faetec divididos em duas equipes. A equipe Falco Romeo que homenageia o Falcão-peregrino; e a equipe Bopi Guata, que significa Morcego-corredor em Tupi-Guarani. Os nomes foram selecionados pelos próprios alunos, após uma pesquisa sobre os animais considerados mais rápidos e ágeis.

O aluno do 2ª ano do curso de Mecânica, João Vitor Kelsch Fonseca Duarte, de 16 anos, da equipe Falco Romeo, detalhou como foi a viagem e o projeto educacional da Fórmula 1.

“A experiência em si foi muito boa porque é algo que você não tem todo dia, é uma nova fonte de experiência. Conhecemos pessoas de diversos países, com trajetórias de vida diferentes da nossa. Com isso, no ano que vem, já teremos mais conhecimento e contato com as outras equipes. Tivemos contato até com um garoto das Filipinas que treinamos o inglês com ele, e ensinamos o português, foi uma troca muito boa”, afirmou o aluno João Vitor Kelsch Fonseca Duarte.

Já para o aluno do 2ª ano do curso de Mecânica, Vinícius Gonçalves Peixoto de Lima, 16 anos, da equipe Bopi Guata, ouvir as opiniões dos jurados e das equipes veteranas foram primordiais.

“Durante o evento, os jurados bateram muito na tecla de que deveríamos ter mais persistência, foco e organização. Com isso, vou levar para o meu futuro profissional a resiliência, a persistência e continuar batalhando para conquistar todos os meus sonhos”, ressaltou o aluno Vinícius Gonçalves Peixoto de Lima.

O campeonato foi realizado pela própria Fórmula 1, e reproduziu desafios profissionais envolvidos em uma corrida de carros do início ao fim, desde a criação da escuderia até o enfrentamento nas pistas. O projeto conta ainda com pilares em empreendedorismo, tecnologia e cidadania, onde os alunos precisam pensar em marketing, patrocínio, plano de negócios, estratégias em mídias sociais e projetos sociais, como arrecadação de alimentos e roupas. Além de projetar, modelar e testar o protótipo do carro. Todos esses critérios podem ser usados como desempate no resultado final.

Para o professor de Física e Robótica, César Bastos, participar de eventos desse porte internacional cria uma experiência relevante para os alunos, além de aprimorar seus estudos de forma abrangente.

“Os alunos participaram de um evento internacional, conheceram alunos de escolas de todo o Brasil. Apesar do carro deles não ter ficado pronto a tempo, eles foram bem nas outras áreas e receberam muitas indicações para melhorias de trabalho e estão empolgados. No próximo ano, o programa F1 in Schools será no Rio de Janeiro, e eles já estão se preparando, desde já, para poder fazer bonito”, comemora o professor César Bastos.

Escola recebe pista de Fórmula 1
Uma novidade que está prestes a chegar na Escola Técnica Estadual Ferreira Viana é a doação de uma pista de corrida de 24 metros com sensores. A doação será realizada pelo próprio programa F1 in Schools e acontece de forma inédita no Rio de Janeiro.