Faetec Austin mobiliza alunos e professores para palestra sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Debater a importância do diagnóstico adequado, do acompanhamento especializado e da inclusão sobre o autismo, esses foram alguns dos principais debates da palestra sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), realizada no último mês, na Faetec Nova Iguaçu - Unidade Austin. O evento contou com a apresentação em dois turnos, uma pela manhã e outra à tarde, e teve a presença de cerca de 500 participantes no total.

O pesquisador em autismo, neuropsicopedagogo e neurocientista, Sidclei Barbalho, explicou que o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição neurológica que afeta a comunicação e o comportamento, apresentando padrões restritos e repetitivos. Segundo o especialista, a condição varia muito, daí o termo “espectro”. Apesar de ser uma condição vitalícia, o suporte adequado pode permitir uma vida plena e significativa.

“Compartilho com vocês a importância da inclusão da pessoa com Espectro Autista nas instituições de ensino, para os professores, funcionários e alunos, todos tendo conhecimento, nasce a verdadeira Inclusão”, revelou o pesquisador Sidclei Barbalho.

Para a aluna do curso de Bordado da unidade, Janaina Pifano Câmara, o debate foi muito relevante na aquisição de novas experiências no dia a dia de sua profissão.

“A palestra acrescentou muito no meu conhecimento, pois trabalho com pessoas em situação de rua e geralmente vejo muitas pessoas tendo o tipo de episódio que o professor Sidclei descreveu. Com certeza, isso amplia nossa mente e agora tenho uma visão diferente de determinadas coisas, percebo que é o autismo e como podemos ajudar”, destacou a aluna Janaina Pifano Câmara.

Além de promover o conhecimento sobre o tema, o evento celebrou o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, comemorado no dia 2 de abril. A data foi criada em 2007, pela Organização das Nações Unidas (ONU).