Escola de Teatro Martins Pena promove evento sobre acessibilidade

A Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena (ETETMP), vinculada à Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), junto com o Núcleo de Inclusão e Acessibilidade da escola e a ONG Escola de Gente, promoveu, no dia 23 de maio, uma oficina de teatro acessível de forma gratuita. O evento foi aberto ao público e as vagas foram distribuídas entre a comunidade escolar.

Realizada na Escola Martins Pena, o evento teve o apoio da equipe da ONG, que é uma referência em acessibilidade no setor cultural. A oficina proporcionou vivências sobre os processos de audiodescrição, libras, legenda e linguagem simples, entre outras dinâmicas para que o público pudesse refletir sobre a temática.

A professora de educação especial e coordenadora do Núcleo de Inclusão, Bianca Fogli, contou mais sobre o evento e da importância da acessibilidade no Teatro: “Um momento da oficina que chamou bastante atenção do público foi a de audiodescrição, ao final podemos perceber a importância que esse recurso tem ao possibilitar a efetiva participação de pessoas com baixa visão e cegas nos espetáculos teatrais”, conclui a professora.

A Faetec tem intensificado seus esforços para promover acessibilidade e inclusão em suas unidades educacionais, refletindo um compromisso com a educação técnica e profissionalizante no estado do Rio de Janeiro. Essas iniciativas demonstram o esforço da Fundação em melhorar a infraestrutura e garantir que a educação técnica seja acessível a todos, incluindo pessoas com deficiência.