13ª edição do International Uranium Film Festival se encerra com premiação para cineastas norte-americanos

O festival, idealizado pela professora Márcia Gomes de Oliveira, que leciona na Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch (ETEAB), vinculada a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), chegou ao seu término no último sábado, 1º de junho, com a entrega de troféus aos cineastas norte-americanos que vieram ao Brasil especialmente para participar do evento. Durante uma semana, foram exibidos 22 "filmes atômicos" de 16 países na renomada Cinemateca do MAM Rio.

O 13° Festival de Cinema da Era Atômica se encerrou repleto de novidades e intervenções artístico-culturais. Desde a cerimônia de abertura, que contou com os cantos sagrados Guajajara e a presença das mulheres Guajajara da Aldeia Maracanã, o evento também recebeu a apresentação dos alunos do Curso Técnico em Dança da ETE Adolpho Bloch. Ao final de cada filme exibido, foi organizado um bate-papo com o professor Alphonse Kelecom da Universidade Federal Fluminense (UFF), proporcionando uma conversa descontraída sobre os temas abordados.

Entre os premiados, destacam-se o produtor/escritor/diretor Joe Tripician e outros nomes renomados do cenário cinematográfico norte-americano, como Adam Jonas Horowitz, Susan J. Robinson, Mary Beth Brangan e Morgan Peterson.

O produtor Joe Tripician foi premiado com o Emmy, e ganhou o troféu do Festival Uranium com seu filme “Honeymoon in Oak Ridge” (Lua de Mel em Oak Ridge) como o Prêmio do Júri de Melhor Documentário Curta-Metragem: "Os diretores do festival demonstraram excelente comprometimento, dedicação e apoio aos cineastas e seus filmes. Fazer parte do International Uranium Film Festival tem sido gratificante e inspirador. É uma experiência única que ninguém pode perder, seja um cineasta ou amante do cinema, agradeço enormemente a Norbert, Márcia e toda a sua equipe e desejo-lhes sucesso contínuo", enfatiza o cineasta.

O evento contou com a colaboração dos alunos de diversos cursos da ETEAB, permitindo que eles se aproximem das áreas em que desejam atuar após a formatura, Anna Carolina Barcellos, aluna do 3º ano de Hospedagem na ETEAB, destacou a importância de participar de eventos como esse:

“Acho importante incluir os alunos, pois ajuda muito a colocar em prática as técnicas aprendidas no curso. Podemos visualizar como utilizá-las futuramente no trabalho e também melhorar a fluência em línguas estrangeiras ao interagir com cineastas internacionais”, conclui a estudante.

“A expectativa foi alcançada, com a participação de cineastas internacionais e o envolvimento do público cada vez maior. A participação dos monitores foi incrível e todo mundo quer voltar e passar mais tempo com os alunos da ETE Adolpho Bloch”, conta a idealizadora e professora, Márcia Gomes.