Faetec Duque de Caxias - Unidade Pedro Ramos promove seminário sobre qualificação profissional e mercado de trabalho

Organizado pela professora Sydna Feliciano, orientadora educacional, alunos do polo da Faetec no município de Duque de Caxias tiveram acesso a palestras e dinâmicas de todos os cursos oferecidos pela instituição

Visando incentivar os alunos a buscarem a excelência no processo de qualificação profissional, professores da Faetec Duque de Caxias - Unidade Pedro Ramos promoveram o primeiro Seminário de Qualificação Profissional e Mercado de Trabalho, mostrando as inúmeras oportunidades oferecidas para quem está se preparando em um dos cursos da instituição.

Ao todo, 110 alunos participaram das atividades que aconteceram entre os dias 20 e 24 de maio. Segundo Sydna Feliciano, além de buscar conhecimento e aumentar o interesse pelos cursos, o seminário provocou uma importante reflexão sobre o futuro profissional dos estudantes.

“Sabemos que, para conquistar uma boa vaga de emprego, é necessário ter uma boa qualificação profissional e a proposta do seminário foi também a de criar uma interação entre as turmas dos diferentes cursos, além de ampliar o conhecimento sobre o mercado de trabalho em que esses alunos querem atuar”, diz a orientadora educacional, que avaliou positivamente a primeira edição do evento, ressaltando a qualidade das apresentações feitas pelos estudantes.

Entre os temas discutidos, Sydna destacou as palestras que abordaram a importância da qualificação para o mercado de trabalho, as tecnologias digitais e o novo cenário, além do perfil profissional mais procurado pelas empresas hoje em dia. Aluna do curso de Maquiagem, Laiz Alcântara aprovou a iniciativa do evento.

“Foi uma experiência muito boa, principalmente porque pudemos fazer uma troca muito valiosa com alunos de outros cursos, conhecer um pouco mais outras áreas, o que também pode provocar um interesse em outras formações profissionais”, comentou a aluna que termina o curso este semestre.

A unidade, que oferece cursos como Depilação, Maquiagem, Assistente Administrativo, Assistente de Logística e Operador de Computador, pretende realizar mais atividades como esta.

“Já realizamos eventos voltados para o mercado de trabalho, mas em outro formato e dentro da Semana de Ciência e Tecnologia. Com certeza, iremos incluir estes seminários em nosso calendário fixo, justamente para dar a chance de que todos os alunos possam saber mais sobre outros cursos”, explica Sydna.