Evento ‘Semeando Saberes’ recebe mais de 300 pessoas em sua primeira edição


Gerar conhecimento, oportunidade de trabalho e descoberta de novos futuros profissionais. Esses foram os principais objetivos do evento “Semeando Saberes“, promovido pela Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), nos dias 22 e 23 de maio, no Campus de Quintino Bocaiúva, na Zona Norte do Rio.

Durante os dois dias de evento, cerca de 300 pessoas passaram pelos corredores, salas e auditório, aproveitando cada detalhe do evento. Os estudantes, professores e todo o público presente conheceram produtos confeccionados por alunos e aproveitaram a oferta de serviços gratuitos, como corte de cabelo, barbearia, manicure e pedicure, design de sobrancelhas, entre outros.

Para o coordenador da Faetec Quintino, Lino Siqueira, a primeira edição do “Semeando Saberes” foi marcada pelo desenvolvimento dos alunos e professores. “Queremos aproximar cada vez mais os nossos alunos e professores de diversos cursos. Nós estamos aqui para explicar o trabalho que a gente desenvolve durante todo o semestre, e que eles possam aproveitar cada vez mais os cursos que a unidade oferece”, afirmou.

No primeiro dia, foram realizadas 18 atividades, entre palestras, apresentações musicais e ensino de idiomas. O início do evento contou com a palestra sobre: “Evolução e Revolução: os paradigmas da inovação” com o professor Gilmar Moura; em seguida, o ensino da língua inglesa foi apresentado pela professora Ciomara Castro ao som da banda norte americana Backstreet Boys. Com uma plateia cheia e a atenção voltada ao máximo para a professora Regina Lima, sua palestra contou com dicas sobre “Entrevista de Emprego”.

A profissional detalhou as principais  formas de se fazer um currículo eficiente, direcionado aos objetivos e as maiores chances de serem aprovados na seleção das empresas. Logo em seguida, foi a vez dos alunos dos cursos profissionalizantes em Inglês e Francês testarem seus conhecimentos de forma lúdica e teatral.

Já no final da manhã do primeiro dia, os alunos conheceram um pouco mais sobre a importância do Upcycling pela instrutora de Bijuterias, Upcycling e Tradicionais, Josiane Moura da Costa.

“O Upcycling é o que existe de mais importante para o meio ambiente. Ele colabora com o meio ambiente e dá uma parada no consumo desenfreado. A gente reaproveita materiais que iriam para o lixo, prolongamos a vida desses materiais e criamos novos produtos sustentáveis e exclusivos”, ressaltou Josiane Moura da Costa.

Uma das alunas que ressignifica esses materiais, foi a aposentada e artesã, Maria Cristina Maciel. Ela está em seu segundo curso na unidade, fazendo o de Decoupage para Madeiras e Afins.

“Esses cursos preenchem o vazio da minha vida. Eu trabalhava no comércio e me aposentei há uns cinco anos. Sempre tive essa veia de artesanato e, atualmente estou fazendo ressignificações de objetos, e adoro fazer isso! Gera uma renda razoável. Além de você se relacionar com pessoas, você cria obras artísticas, isso tudo mexe com a sua mente e só traz benefícios”, declarou a aluna Maria Cristina Maciel.

Arte para combater a depressão, foi o que a instrutora em Decoupage para Madeiras e Afins da Escola Arte e Vida da Faetec, Marilene Silveira da Silva, revelou sobre suas aulas.

“A gente tem alunas de várias faixas etárias, algumas com depressão, outras saindo da depressão, outras sozinhas em casa, outras que trabalham efetivamente com artesanato gerando fonte de renda. Todos esses cursos são importantes para cada uma delas”, afirmou  a instrutora Marilene Silveira da Silva.

No corredor do prédio da Faetec Quintino, os estandes mais procurados eram aqueles relacionados à beleza. Andando de um lado para o outro, e sempre atenta ao que suas alunas estão fazendo, a instrutora de Manicure e Pedicure, Katia Cristina da Silva Dias, revelou a importância do evento.

“Estamos aqui para abrir as portas para o conhecimento da profissão, onde nós temos um público que está unido na procura por uma nova colocação dentro do mercado de trabalho. Só para se ter uma ideia, eu tive duas alunas que se conheceram nesse curso, se uniram e montaram um salão de beleza juntas. Hoje estão super contentes e o salão é a coisa mais linda”, comemorou a instrutora Katia Cristina da Silva Dias.

Além de gerar novas profissões, os cursos de Qualificação Profissional da Faetec também geram mudanças e novos sonhos. Como foi o caso da contadora e agora aluna do curso de Lingerie e Moda Praia, Maria Inês Alves.

“Eu trabalhei na área de Contabilidade por mais de 40 anos, mas eu não era feliz. Não era aquilo que eu queria fazer. Tive uma mãe que era modelista, tudo que ela fazia eu olhava para fazer também, comecei fazendo roupas para as minhas bonecas, depois roupas para as amigas. Com o passar do tempo, eu decidi que não queria ser contadora, mas sim, fazer o que eu mais gostava. Hoje trabalho exclusivamente como costureira e já influenciei o meu filho para seguir o mesmo caminho”, celebrou a aluna do curso de Lingerie e Moda Praia, Maria Inês Alves.

Da vida de secretária para o mundo da Gastronomia, foi a escolha que a aluna do curso de Culinária Fitness, Amélia Maria Neres, fez e hoje se sente muito mais feliz. A aluna já realizou todos os cursos que a unidade oferece:  Cozinheiro, Salgadeiro, Panificação, Confeitaria, Garçom e Auxiliar de Cozinha. Agora, assiste às aulas do curso de Culinária Fitness.

“A Faetec muda vidas e mudou a minha também. Hoje eu trabalho com isso, trabalho em eventos, cozinho tudo que me pedem, e sei fazer tudo. Eu sou secretária formada, mas por causa da idade, já tenho 58 anos, eu não consigo entrar no mercado de trabalho. Sou divorciada e precisava sustentar minhas duas filhas, e encontrei na Gastronomia uma renda extra, hoje me sinto feliz  e tenho um prazer imenso em cozinhar”, celebrou a aluna Amélia Maria Neres.

De aluna da Faetec para professora de Culinária Fitness e Salgadeira, essa é a história da professora Tainá Lemos de Souza. Desde de muito nova cozinhar foi o que mais a motivou.

“Eu comecei na Faetec com 16 anos fazendo os cursos de Hotelaria, Auxiliar de Cozinha, e hoje, com 33 anos, sou professora da Faetec. Me sinto muito feliz pela minha carreira profissional, pois eu venho de uma família que já trabalha com comida há anos”, destacou a professora Tainá Lemos de Souza.

O objetivo é que o projeto “Semeando Saberes” entre para o calendário de eventos da Faetec, e seja realizado anualmente, integrando alunos, professores e toda a comunidade.