Alunos da Faetec participam da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017

Por Vanessa Campanario

Encerram-se hoje, dia 27, as atividades da 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) em todo o Brasil. O tema desta edição “A matemática está em tudo” teve por objetivo discutir as implicações da disciplina no cotidiano das pessoas por meio de soluções criativas. Feiras de ciência, oficinas e exposições marcaram a participação dos alunos da Faetec em várias cidades fluminenses.

Alunos da Escola Técnica Estadual Henrique Lage estiveram presentes na Feira de Ciências de Niterói e mostraram suas invenções criativas nas áreas de segurança, transporte e serviço. Quem visitou o Campo de São Bento, nos dias 21 e 22, pôde conhecer os dispositivos criados por eles para prevenir explosão em bueiros, auxiliar deficientes visuais no uso do transporte público e controlar gastos do orçamento familiar.

O estudante Rafael Carrilho, 17 anos, responsável por criar o equipamento de identificação de falhas em câmaras subterrâneas, foi convidado também a apresentar o protótipo na Mostratec, esta semana, no Rio Grande do Sul. Ele é o único representante da Rede Pública de Ensino Técnico do Rio dentre mais de 400 estudantes selecionados em todo o mundo. O dispositivo detecta vazamento de gás e aumento de temperatura acima do recomendado em câmaras transformadoras no interior das redes.

Professor Altair Martins e os jovens inventores da ETE Henrique Lage

Atividades da SNCT em diversos pontos da Baixada Fluminense

No dia 23, duas oficinas marcaram a programação da Faetec Nova Iguaçu na SNCT. A primeira foi uma demonstração prática de higienização facial associada à massagem. Com a orientação da instrutora Fabíola Garrido, estudantes do curso Técnico em Estética explicaram todo o processo de embelezamento ao público, desde a utilização das unidades de medidas até a escolha dos cosméticos.

Em seguida, os professores Marco Aurélio Abrantes e Rafael Lopes promoveram a oficina “A Matemática como Ferramenta na Química”. Foram realizados diversos experimentos que envolvem os fundamentos básicos da disciplina de química, usando a matemática como ferramenta principal. Houve uma completa interação entre os alunos que ensinavam e os que aprendiam, pois estes também puderam, depois da devida orientação, praticar e se divertir com as experiências realizadas.

Oficina das estudantes do curso Técnico em Estética

- O objetivo foi mostrar como a Química e a Matemática, conhecidas como de difícil entendimento, podem se tornar interessantes por meio de atividades lúdicas e da prática. Mostramos que, mesmo ensinando assuntos totalmente diferentes, a inclusão da matemática faz se imprescindível. A oficina serviu muito para estimular o mergulho nas ciências e destituir velhos paradigmas – destacou Sandra Barreto, coordenadora da unidade.

A atividade, que contou com a participação de estudantes do curso Técnico em Química e de ex-alunos da Rede, teve como público alvo alunos do ensino fundamental das escolas públicas do município. A oficina foi realizada, em parceria com o Polo Cederj/UAB Nova Iguaçu, no Laboratório de Química unidade.

Em Nova Iguaçu ainda, a Faetec Austin promoveu durante toda a semana a exposição "A Matemática na Alta Costura e Customização". A mostra é resultado de trabalhos criativos realizados por alunos dos cursos de Costureiro, Bordado e Customização, sob a orientação da professora Marly Silva dos Santos.

Exposição dos alunos da Faetec Austin

Já a Faetec Imbariê, em Duque de Caxias, propôs construir instrumentos de medição com materiais recicláveis da disciplina de Metrologia. Os alunos apresentaram as etapas de constituição dos materiais recicláveis e a dinâmica de elaboração dos instrumentos de medição e de seleção dos itens utilizados. A atividade, que contou com a participação dos alunos do curso Técnico em Qualidade da unidade, aconteceu nos dias 24 e 25, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Campus Nova Iguaçu.