Mais de nove mil alunos da FAETEC participam da 11º Olimpíada Brasileira de Matemática

O Governo do Estado, por meio da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), inscreveu 9.500 alunos na 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), que começa nesta terça-feira, dia 2. Ao todo, 17 escolas de ensino fundamental e médio da Fundação serão representadas nesta edição. 

A OBMEP é uma competição que estimula e promove o estudo da Matemática entre alunos das escolas públicas, e que reconhece, por meio de premiação, aqueles que mais se destacam nesta disciplina. Nos últimos anos, o projeto tem revelado talentos em todo o país ao contemplar a participação de 99% dos municípios brasileiros.

– O número alto de alunos da FAETEC inscritos na competição revela o esforço da Fundação de promover a imersão dos estudantes em matérias básicas da Educação e vai de encontro ao discurso de desinteresse dos jovens pela Matemática – atenta o presidente da Fundação, Wagner Victer.


O OBMEP ainda contribui para a melhoria da qualidade da Educação Básica; promove a inclusão social por meio da difusão do conhecimento; identifica jovens talentos e os incentiva no ingresso às áreas científicas e tecnológicas; além de incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas.

As provas da primeira fase serão aplicadas nas unidades escolares em que há alunos inscritos. Os exames serão realizados nas Escolas Técnicas Adolpho Bloch, Agrícola Antônio Sarlo, Helber Vignoli Muniz, Ferreira Viana, Imbariê, Henrique Lage, João Barcelos Martins, João Luiz do Nascimento, Juscelino Kubitschek, Oscar Tenório, República, Santa Cruz, Visconde de Mauá, e Amaury Cesar Vieira, além das escolas Fundamentais Henrique Lage, República e Visconde de Mauá. 

Durante a competição, os estudantes de cada escola com melhor desempenho na 1ª fase, de acordo com os critérios estipulados no regulamento da OBMEP 2015, classificam-se para a 2ª fase, cujas provas serão no dia 12 de setembro, na sede da FAETEC.

Aos melhores alunos da Olimpíada, serão concedidas 500 medalhas de ouro, 1.500 medalhas de prata e 4.500 medalhas de bronze, totalizando 6.500 medalhas; além de 46.200 certificados de Menção Honrosa. No dia 27 de novembro, serão divulgados os premiados da OBMEP 2015.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é um projeto do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) desenvolvido há mais de 10 anos. É promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Ministério da Educação (MEC), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).