Alunos da Faetec desfilam sua coleção de moda na Casa França Brasil

Estudantes do curso técnico de Produção de Moda da Faetec, pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), realizaram ontem (16/05) um desfile de moda na Casa França Brasil. Com o tema Empoderamento Social, a coleção produzida pelos alunos foi apresentada na primeira edição da Expo Baixada 2018 e encantou o público presente.

As peças do desfile foram criadas por 48 alunos da Escola Técnica Estadual República, durante o primeiro semestre do curso técnico de Produção de Moda. Os estudantes tiveram a oportunidade de mostrar a potência criativa de suas produções a convite do projeto Caxias Fashion. A presença no evento traz enriquecimento no desenvolvimento de competências e habilidades no campo da costura e vivência de mercado.

– A participação dos alunos nesse evento, num primeiro momento, constitui um importante recurso didático dos professores para a integração do conhecimento passado em sala de aula à realidade prática da vida profissional, tornando mais fácil o aprendizado. Em segundo lugar proporciona aos estudantes o contato direto com a profissão e o mercado de trabalho, pois quando os mesmos estão expondo os seus próprios trabalhos, eventos assim passam a ser uma vitrine desses futuros profissionais – explica Stella Bayma, coordenadora do curso de moda.

 

Alunos exibem seus looks do desfile ao lado dos professores do curso de Produção de Moda

Foto: Felipe Corrêa

A coleção reuniu 30 peças, entre roupas e acessórios, e foi trabalhada no âmbito da política dos 5R's – esta traz os conceitos de reciclar o que seria descartado, reutilizar o que já existe, repensar o que será usado para não prejudicar o meio ambiente, recusar o que agride o meio ambiente e reduzir os impactos sob o planeta.

– Por meio do processo de upcycling e customização, foram trabalhadas peças que teriam o lixo como destino certo. Criamos, por exemplo, uma saia a partir de duas calças, fizemos aplicações de tecidos em outros modelos, utilizamos até plantas para renovar produtos. Assim, fortalecemos o conceito de sustentabilidade e apresentamos novos conceitos para peças usadas – esclarece a estudante Fernanda Carvalho, de 18 anos.

As peças foram pensadas para os gêneros feminino e masculino, mas também houve a criação de uma moda sem gênero. Os looks foram confeccionados a partir de produtos doados. O passo seguinte será a realização de uma exposição na unidade e de um bazar com as roupas. A verba arrecadada servirá para renovar o material de uso em sala.

Para desenvolver a coleção, os alunos contaram com a orientação dos professores Ernani Peixoto, Eliane Baptista e Fabíula Campos.