Faetec tem novo presidente: Romulo Massacesi

O Governo do Estado nomeia Romulo Massacesi como novo presidente da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. Até a data vigente, o novo gestor comandava a Subsecretaria de Políticas Públicas e Ensino Tecnológico na pasta.

Massacesi começou no serviço público em 1998, quando ingressou no Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil. Trabalhou por um período na iniciativa privada e retornou à administração pública, em 2007, ao assumir o cargo de coordenador de Desenvolvimento Econômico no município de Mesquita. De 2013 a 2015, esteve à frente da Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Econômico, Ordem Pública e Comunicação.

O novo presidente é formado em Psicologia pela Faculdade de Ciências Médicas e Paramédicas Fluminense. Servidor de carreira do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase) desde 2013, Romulo Massacesi acumula experiência na ressocialização de jovens por suar atuação em unidades de cumprimento de medidas socioeducativas.

– Durante esse período, percebi que a educação profissionalizante ainda é o melhor caminho de transformação de lugares e de vida, com a criação de oportunidade e de inclusão. Assumo a Faetec com o compromisso de responder às expectativas de confiança em mim depositada pelo governador Wilson Witzel e de honrar as promessas assumidas com a sociedade fluminense – diz Romulo Massacesi.

Ao longo de sua trajetória profissional, o novo presidente realizou diversos cursos de extensão e aperfeiçoamento na área pública, junto ao Tribunal de Contas do Estado e ao Ministério da Fazenda. Além disso, possui especialização em Gestão de Saúde Mental. Neste semestre, ele dá inicio ao MBA em Inovação Tecnológica na Gestão Pública.

Massacesi também participou da equipe de transição do governador Wilson Witzel com a elaboração do plano de governo para a Faetec. Como membro da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, atou em prol da fundação desde o dia 1º de janeiro. Liderou o processo de contratação simplificada de profissionais da Rede, de construção de uma unidade voltada à formação de profissionais de carnaval e de integração da Fundação com outras instituições vinculadas à pasta, que irá gerar a abertura de polos integrados com os institutos Cecierj e Uerj.

– Temos buscado parcerias com prefeituras e empreendimentos locais para identificar a real necessidade do mercado de trabalho e, assim, poder formar profissionais especializados. Nosso desafio é entender quais setores empregam mão de obra nas cidades para preparar profissionais que, de fato, atendam aos postos de trabalho do Estado – ressalta Massacesi.