Faetec inaugura Restaurante Escola no Palácio Guanabara

O Restaurante Escola é mais um campo de formação profissional da Faetec

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, inaugurou nesta terça-feira (16), o Restaurante Escola da Fundação no Palácio Guanabara, sede oficial do governo do Rio. A unidade oferecerá neste semestre cursos profissionalizantes de Confeiteiro, Auxiliar de Cozinha e Garçom, com capacidade para formar 180 profissionais por ano em cursos de 10 semanas.

–  Mais uma vez, reafirmamos o compromisso com as entregas do Governo. Mesmo diante das dificuldades, estamos fazendo acontecer no Rio de Janeiro. Estamos colocando o Estado em ordem e recuperando a economia – disse o governador Wilson Witzel.

O Restaurante Escola é considerado um projeto piloto da Faetec e visa qualificar cidadãos fluminenses no ramo de Gastronomia para a inserção no mercado de trabalho. A estimativa é que esta unidade atenda ao longo de suas atividades aos mais de 600 servidores da sede oficial do Governo do Palácio Guanabara.

– Hoje é um dia muito especial porque é a inauguração do Restaurante Escola - um trabalho que dará oportunidades aos jovens em diversos setores da economia do Estado. Tenho certeza que a parceria da Secti com a Faetec vai auxiliar os cidadãos fluminenses para que tenham cada vez mais oportunidades e espaço no mercado de trabalho – garantiu o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Rodrigues.

O governador Wilson Witzel, ao cumprimentar o presidente Romulo Massacesi, agradece o empenho da Faetec e da Secti na implementação da nova unidade

A refeição no Restaurante Escola da Faetec inclui entrada, prato principal, sobremesa e suco, no valor de R$ 15. O funcionamento será das 12h às 13h, por ordem de chegada, no térreo, ao lado do Prédio Anexo. Para o presidente da Faetec, Romulo Massacesi, a unidade é mais um reforço na formação de mão de obra do mercado gastronômico.

- Os alunos irão aprender a cozinhar, servir um prato e toda a dinâmica de um restaurante e, partir da certificação profissional, poderão ingressar em grandes hotéis e no mercado de trabalho. Está é mais uma porta de treinamento, uma porta de educação profissionalizante. Porque este é o caminho: trabalho e estudo. E assim nós vamos reconstruindo o Estado do rio de janeiro  – afirmou o presidente da Faetec, Romulo Massacesi.

Ex-aluno como funcionário

Ex-aluno da unidade de Quintino, na Zona Norte do Rio, Vanilton Silva, de 29 anos, é um dos funcionários do restaurante escola. Após se formar nos cursos de auxiliar de cozinha e confeitaria, o jovem ingressou no mercado de trabalho.

- Com os cursos da Faetec, cresci muito como profissional. Trabalhei em alguns restaurantes e em eventos com buffet. É por meio da cozinha que sustento minha família. Ter a oportunidade deste emprego é ímpar e ainda pretendo trabalhar viajando – contou Vanilton.

O ex-aluno da Rede Vanilton Silva está na equipe do Restaurante Escola da Faetec