Rede Faetec comemora 22 anos com exposição do Centro de Memória

 

Nesta segunda-feira (10), a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) comemorou seus 22 anos de atuação na Educação Profissional e Tecnológica pública gratuita no Estado do Rio de Janeiro. Com isso, o Centro de Memória inaugurou uma exposição no hall da Presidência da instituição contando toda a trajetória da Rede, desde a sua criação até os dias atuais.

O objetivo é promover a cultura de preservação do patrimônio escolar e possibilitar a salvaguarda de documentos que compõem os diversos acervos encontrados e organizados no Centro de Memória da Fundação e das unidades escolares. A exposição fica em cartaz na Presidência da Rede Faetec, em Quintino Bocaiúva, até sexta-feira (14), no horário das 9h às 17h. 

Para o presidente da Faetec, Romulo Massacesi, cuidar da memória de uma fundação é primordial para as novas gerações e que a celebração de aniversário da Fundação serve para relembrar tudo que foi construído ao longo dos anos pelos funcionários e alunos.

– Todos que trabalharam, estudaram e que ainda estão no seu dia a dia na Faetec são verdadeiramente os protagonistas da história da nossa Fundação. Sinto-me honrado em presidi-la e reafirmo o compromisso que assumi desde o primeiro dia: de que a Faetec seja um canal de transformação de lugares e pessoas, por meio da educação profissional – diz o presidente Massacesi.

 

 

Atualmente, a Rede atende cerca de 110 mil alunos por ano em mais de 130 unidades de ensino, que somam a oferta no Ensino Técnico de Nível Médio, na Qualificação Profissional e na Educação Superior.

Segundo a Coordenadora Geral do Centro de Memória da Faetec, Patrícia Freitas a mostra tem a finalidade de marcar a data de fundação da Rede. “Trouxemos um pouquinho da realização da Faetec, não só a história institucional, mas privilegiamos os alunos, professores e trabalhadores da toda a instituição”, revelou Freitas.

A exposição irá percorrer sete Escolas Técnicas Estaduais (ETE), que são: República, em Quintino Bocaiúva; Visconde de Mauá, em Marechal Hermes; Ferreira Viana, no Maracanã; Juscelino Kubitschek, no Jardim América; Adolpho Bloch, em São Cristóvão; Santa Cruz; Henrique Lage, em Niterói, e se estenderá até o Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (Iserj).