Coral e Banda Sinfônica da Faetec de Marechal Hermes realizaram concerto em homenagem ao Dia dos Namorados no Palácio Guanabara

 

"Chega de saudade

A realidade é que sem ela não há paz"

Ao som de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, cerca de 150 enamorados participaram da edição do Palácio Guanabara de Portas Abertas, na manhã do último sábado (15), na sede do Governo Estadual. A homenagem ao Dia dos Namorados teve o concerto do Coral e da Banda Sinfônica da Faetec Marechal Hermes. Eles entoaram canções românticas que emocionaram os casais apaixonados presentes no evento. O repertório foi composto de Noel Rosa a Freddie Mercury e durou cerca de duas horas.

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, agradeceu a presença da Escola de Música da Rede no evento em comemoração ao Dia dos Namorados. "A música é um grande caminho para o amor. Vamos contaminar a juventude para a música trazendo a paz para as comunidades. Contem comigo sempre. Vamos fazer com que todos os jovens levem amor aos familiares, vizinhos e pessoas próximas. Eu confio em vocês e abençoe a nossa Faetec", afirmou o governador do Rio, Wilson Witzel. 

Juntos o coral e a banda somam mais de 90 alunos de música da Rede. Para a primeira soprano Lídia Oliveira, estudante de música e componente do Coral, a possibilidade de se apresentar para um grande público lhe motiva a cada dia. "Hoje é um grande dia para todos nós. Vamos expor tudo que aprendemos em sala de aula", comemora Oliveira.

 

 

Os maestros da Banda Sinfônica, Lélio Alves e David Pereira comemoraram o encontro. "Nessa nova gestão é a primeira vez que iremos nos apresentar no Palácio Guanabara. A experiência é boa para os alunos, hoje eles estão vestidos de gala, animados com esse momento", afirmou Lélio Alves.

Durante o evento, houve uma apresentação de dança de salão, com a aluna Charlote Nanani interpretando a música Let it Go do filme Frozen. Já os estudantes Lucas Cassin e Charlote interpretaram a canção Hello, Goodbye dos Beatles. Logo em seguida, um casal de alunos da Faetec dançou tango.

O casal de namorados Fábio e Aline Naue foi conhecer os jardins e o projeto arquitetônico do Palácio Guanabara.  Eles enviaram o e-mail para participarem da comemoração. "Estamos há sete anos juntos, eu moro no Sul e o Fábio no Rio. Estava muito animada por conhecer o Palácio. Esse evento foi lindo. Nem sei escolher o que foi mais legal", conta Aline.

A maestrina do Coral, Cristina Salles revelou a importância da divulgação da escola. "Estamos trazendo ao conhecimento do público e das autoridades a importância da Faetec de Marechal Hermes, que tem em seu histórico vários alunos de música trabalhando no Brasil e no Exterior. Somos uma escola de referência no quesito musical”, afirmou Salles.

O evento contou ainda com a apresentação do grupo Corpo em Movimento com os dançarinos cadeirantes do projeto Lei Seca. E para encerrar, a Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais apresentaram músicas em homenagem ao Dia dos Namorados.

 

 

Palácio Guanabara de Portas Abertas

O projeto Palácio Guanabara de Portas Abertas é uma iniciativa da Secretaria da Casa Civil e Governança com as pastas de Ciência, Tecnologia e Inovação, e de Educação. A atividade é a reformulação de um antigo programa, visando resgatar a história do Rio de Janeiro e do país junto à população.

Os alunos do Curso Técnico em Guia de Turismo da Faetec foram capacitados para serem os guias das visitas, que também contam com a participação de funcionários da sede do Governo. Nesta nova versão do projeto, haverá ainda a presença de personagens da história do Palácio durante o percurso e apresentações de concertos no último tour do mês.

No roteiro da visitação estão: fachada, Salão Nobre, Salão Verde, Salão Pé de Moleque, Jardim interno, Jardim de Inverno, jardins do Palácio e Capela Santa Teresinha. O circuito tem duração de uma hora e acontecerá uma vez por semana. Para participar é necessário enviar e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , com os seguintes dados: nome completo, RG e CPF e telefone para contato.