Faetec Adolpho Bloch recebe guiamento ecológico para alunos e professores

 

Promover educação ecológica e garantir a melhoria da preservação do meio ambiente em que vivemos. Esses foram os principais objetivos do guiamento ecológico para alunos e professores, realizado na última terça-feira (18), na Escola Técnica Estadual (ETE) Adolpho Bloch, em São Cristóvão, Zona Norte do Rio. A atividade reuniu estudantes dos cursos Técnicos em Guia de Turismo e Hospedagem.

O evento faz parte do primeiro ato de criação do Projeto Agenda 2030 que visa consolidar pontos positivos de educação ambiental e desenvolvimento sustentável permanentes na escola. Segundo a coordenadora do projeto, Vivian Cáfaro, a ideia surgiu após a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizado no Rio de Janeiro, em 1992. Após uma década do evento, foi redigida uma Declaração do Milênio, contendo oito metas de Desenvolvimento Sustentável.

– Com isso, a Agenda 2030 é o desdobramento mais recente deste processo. Elaborado no ano de 2015 a partir de objetivos não alcançados na proposta das Nações Unidas. A nossa ideia é engajar os alunos nesse trabalho e traçar metas para serem atendidas daqui a 15 anos, além de garantir a responsabilidade social e ambiental de cada um para o futuro do nosso planeta – ressaltou Cáfaro.

À tarde, o engenheiro florestal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Conservação (SMAC) Cláudio de Aquino Santana apresentou os nomes científicos das árvores e explicou em detalhes a história de cada muda plantada no campus da unidade.

– Eu sou engenheiro florestal há 23 anos e amo fazer o que eu faço. É a minha primeira visita a uma Escola Técnica Estadual. O meu maior objetivo é despertar nos alunos a importância da preservação das árvores. A relação do homem com a árvore vem desde a antiguidade. Por isso, a importância desse guiamento para que os alunos conheçam e saibam a história de cada uma – destacou Santana.

A ETE Adolpho Bloch possui uma área total de 9.615 metros quadrados, sendo 2.032 de área destinada ao campo de futebol e à área de acesso. A unidade conta com mais de 30 árvores ao redor de prédio principal e ao fundo do terreno. Entre as espécies estão Pau Brasil; Figueiras; Sombreiros; Amendoeiras; Mangueiras; Palmeiras; Aroeiras; Eucaliptos; Goiabeiras; Ipês; Flamboyants; Guanabanas e Mogno.

O especialista Claudio Santana destacou que muitas espécies foram plantadas no campus da Faetec devido à transição da Mata Atlântica para restinga. Por isso, tantas qualidades diferentes e originárias de outros países, como a Mangueira que é indiana.

Para Brayan Alves (15), morador de São João de Meriti e estudante do 2° ano de Guia de Turismo, o guiamento lhe serviu para conhecer mais sobre o meio ambiente.

– Eu passo todo dia aqui e não sabia que tinha um Pau Brasil bem na entrada principal do campus. Essa árvore deu origem ao nome do nosso país. Ter conhecimento, saber a variedade de árvores que existe aqui, tudo isso é muito importante – comemorou Alves. 

Os projetos que serão implementados para o ano de 2019 na ETE Adolpho Bloch são: adoção de energia limpa, renovável e de baixo custo no fornecimento elétrico; aproveitamento pedagógico de espaços verdes e atualmente ociosos da unidade; educação e conscientização alimentar; enriquecimento nutricional do cardápio e adoção do alimento orgânico nas refeições produzidas na escola, utilizando as verduras que serão produzidas na própria unidade, por meio da horta orgânica; e a destinação ecológica e consciente aos resíduos.